terça-feira, 27 de setembro de 2022

Filme: "Andrei Rublev" de Andrei Tarkovsky 1966 HD - Legendado PT-BR (english subtitles added)


Andrei Rublev foi um pintor de ícones da Rússia do início do século XV. Encarregado de pintar as paredes da Catedral da Anunciação, no Kremlin, ele trabalha sob a direção do mestre grego Teófanes. Este é atormentado pela crueldade da época e a atribui à ira do Céu. 

Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria o seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.  

Esta obra-prima do cinema russo é vista como incomparável, uma elevação espiritual de senso plástico deslumbrante, que mostrou ao mundo um jovem e promissor cineasta Andrei Tarkovski .
 
"Andrei Rublev" foi censurado pelas autoridades da ex-União Soviética durante anos, por questionar o enfoque narrativo da História.

Por ser uma obra que retrata um artista que viveu entre os séculos XIV e XV, há poucas informações sobre sua vida. Nem mesmo a década do seu nascimento tem-se certeza. Tarkovsky e seu co-roteirista Andrei Konchalovsky trabalharam por mais de dois anos no roteiro, estudando escritos e crónicas medievais e livros sobre história e arte medievais.



Saber mais:

Página Oficial de Andrei Rublev (russo)

Sem comentários: