domingo, 18 de julho de 2021

InnovPlantProtect ganha “la Caixa” para combater doenças e pragas nos sobreiros




InnovPlantProtect ganha “la Caixa” para combater doença do declínio do montado com a previsão e deteção precoce de fungos em ecossistemas de sobreiro e azinheira.

O projeto “Inteligência Artificial aplicada a um sistema de alerta e deteção precoce de fungos em montado/ dehesa”, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), é um dos vencedores da 3ª edição do Programa Promove, na categoria de projetos-piloto inovadores.

No total, mais de 2,5 milhões de euros serão destinados pela Fundação ”la Caixa”, BPI e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito deste programa, para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal. Resultado de uma colaboração entre Portugal e Espanha, o projeto do InPP, laboratório colaborativo (CoLAB) com sede em Elvas, visa desenvolver e testar, em ambos os países, um sistema de alerta e deteção precoce (Early Detection Warning System, ou EDWS, na sigla inglesa) para controlar a dispersão da doença do declínio do montado, que afeta estes ecossistemas de forma irreversível.

A doença é causada por um organismo fúngico (um oomiceto) chamado Phytophthora cinnamomi e assume um caráter preocupante dada a importância do montado/ dehesa nas economias local e global tanto portuguesas como espanholas. O montado/ dehesa fornece serviços como a produção de cortiça e lenha, alimento para espécies animais (porco preto e gado), sequestro de carbono, redução da erosão do solo, e habitat para espécies raras e endémicas, além de constituir um espaço recreativo.

Com recurso à inteligência artificial, entre outras tecnologias, o sistema proposto permitirá desenvolver mapas preditivos da dispersão espacial do agente patogénico e produzir as devidas recomendações/ ações em caso de surto da doença. O projeto pretende também envolver ativamente todos aqueles que dependem economicamente do estado de conservação do montado/ dehesa, nomeadamente através da criação de um serviço de webGIS (sistema de informação geográfica online) gratuito e de fácil acesso.

Recorde que o InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a proteção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas.

Sem comentários: