sábado, 23 de maio de 2009

Manteigas ganha ECO XXI- o que é o ECOXXI?


Preciso mesmo de boas notícias. Esta semana foi quase desastrosa, com tanto trabalho, correcção de testes, difícil relação entre os colegas de trabalho, a contestação às políticas do Ministério da Educação e do Ambiente. Mas uns bons momentos com a minha família e a moral está retemperada novamente. Precisava de férias, mas como muitos Portugueses, não tenho dinheiro, mesmo para ir outra vez à Serra da Estrela. Vou sonhando, mas se as férias viessem agora, acreditem eram merecidas. Infelizmente só as terei em Agosto.

O que é o EcoXXI?
O ecoXXI é um projecto destinado aos municípios que visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

Inspirado nos objectivos da Agenda 21, procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade desde a gestão de recursos, à informação aos munícipes passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água, agricultura sustentável, emprego, etc.




Sem comentários: