terça-feira, 28 de junho de 2011

Johan Rockström - Os nove limites físicos do planeta Terra (conferência TED)



 

Um grupo de 29 cientistas liderados por Johan Rockström (Stockholm Resilience Centre) publicaram recentemente um artigo na revista Nature no qual definem nove limites fisicos para o planeta Terra que a humanidade não deve transgredir.
Ultrapassar qualquer um destes limites pode causar uma instabilidade abrupta nos sistemas essenciais de suporte da vida.
Esses nove limites de segurança são o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a acidificação dos oceanos, o ozono estratosférico, o ciclo biogeoquimico do azoto, o ciclo do fósforo, a tilização de água doce, o regime de utilização do solo, a poluição química e a acumulação de aerossóis na atmosfera. Estimam ainda que a humanidade já ultrapassou três deles: alterações climáticas, perda de biodiversidade e alterações no ciclo do azoto e acrescentam que os limites são interdependentes, pelo que ultrapassar um pode ter implicações nos restantes.
Apesar de ser uma abordagem polémica e na qual mesmo os próprios autores reconhecem lacunas, o conceito de "limites planetários" pode ser extremamente útil do ponto de vista da governança e gestão de uma "área de segurança" para o desenvolvimento humano.

Sem comentários: