quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Carta de Albert Camus ao seu professor primário,Louis Germain,pouco depois de ter recebido o prémio Nobel


Caro Monsieur Germain:
Deixei extinguir-se um pouco o ruído que me rodeou todos estes dias antes de lhe vir falar com todo o coração. Acabam de me conceder uma honra excessiva, que não procurei nem solicitei.Mas quando me inteirei da notícia, o meu primeiro pensamento, depois de minha mãe,foi para o senhor. Sem si, sem a mão afectuosa que estendeu ao garoto pobre que eu era, sem os seus ensinamentos e exemplo, nada de tudo isso teria acontecido. Não imagino um mundo com essa espécie de honra. No entanto, constitui uma oportunidade para lhe dizer o que foi, e ainda é para mim, assegurar-lhe que os seus esforços, o seu trabalho e o coração generoso que sempre empregava ainda se encontram vivos num dos seus pequenos alunos que, apesar da idade, não deixou de ser o seu grato estudante. Abraço-o com todas as minhas forças.
                                                         Albert Camus, 19 de Novembro de 1957
Ler ainda
Resposta do Professor Louis Germain (em francês original

Sem comentários: