sábado, 17 de junho de 2006

Minhocário ou Vermicompostor

No dia em que a ONU lança Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação [linknada como falarmos de agricultura familiar, orgânica, tal como o minhocário, promotora de desenvolvimento sustentável, sem pesticidas e que contribui directamente para mitigar os efeitos da desertificação causada por má gestão agrícola e do território.



Um minhocário consiste num sistema de reciclagem de lixo orgânico usando minhocas que transformam os resíduos em adubo. A este processo chamamos vermicompostagem. 
As minhocas ao digerirem os restos de vegetais, frutas, cartão, café, etc, transformam-nos em húmus que contêm diversos nutrientes, libertando especialmente nitrogénio e desta forma colaborando na melhoria dos solos.

Esta técnica, em pouco tempo, permite a transformação de desperdícios orgânicos num composto de altíssima qualidade sem grandes exigências e cuidados. Ao mesmo tempo, as próprias minhocas trabalham no solo, favorecendo a circulação de ar no sub-solo e melhorando a qualidade do mesmo pela mesma lógica do minhocário: introduzindo húmus e auxiliando a decomposição da matéria orgânica. É um excelente trabalhador em qualquer jardim apesar do seu trabalho ser invisível.

Em terrenos muito pobres, fruto de práticas agrícolas menos correctas, a introdução de minhocas é cada vez mais utilizada por agricultores biológicos como correctivo do solo. Existem casos documentados de recuperação de solos em 2 ou 3 anos apenas com recurso a introdução (massiva) de minhocas.

A compostagem é um processo de extrema importância para mantermos o solo saudável e rico em nutrientes. Ajudar-nos-à a ter colheitas de maior qualidade e quantidade. Pode optar por empilhar restos de cozinha e da sua horta num canto do seu jardim, mas acaba por ser um processo muito mais demorado não havendo total uso das vantagens do processo de decomposição. Daí a vermicompostagem ser muito mais eficaz.

Cada minhoca consome, diariamente, o equivalente ao seu peso em matéria orgânica. Ou seja, em condições excelentes 1Kg de minhocas consome, diariamente, 1Kg de matéria orgânica.

No fundo a grande vantagem da vermicompostagem em relação à compostagem tradicional é o facto da primeira poder ser feita em grande escala, apesar de ser ainda mais fácil quando é usada em pequena escala. Desta forma qualquer agregado familiar, grande o pequeno poderá aproveitar até dois terços do seu lixo doméstico de uma forma económica, higiénica e acima de tudo consciente.




Minhocário Caseiro

Material:
3 caixas de cor escura com o mesmo tamanho;
1 tampa;
1 torneira;
minhocas;
20Kg de substrato;
pedaços de jornal, cartão ou serradura;
restos de comida.

As minhocas a serem utilizadas deverão as espécies E. andrei e E. fetida, ambas conhecidas pelo nome comum de “vermelha-da-califórnia”.



Os restos de comida e o papel devem ser postos na caixa de cima juntamente com as minhocas. Quando esta caixa estiver cheia deverá ser posta na posição 2. Depois, ao encher a caixa na posição 1 já deverá a caixa na posição 2 estar compostada e pronta a utilizar, Terá de aprender com estes novos trabalhadores o seu ritmo de trabalho e criar uma dinâmica em que na posição 2 esteja sempre uma caixa cheia de húmus fresco!

Deverá manter o minhocário húmido, sendo a recolha do excesso de água um excelente fertilizante para o seu jardim.

Também é possível adaptar uma banheira, um caixote de lixo ou mesmo montar uma estrutura com paletes para o mesmo efeito, sendo que convém contemplar a recolha do excesso de água.

Assim, ganha uma excelente fonte de húmus para as suas sementeiras ou para colocar no seu jardim, pode também criar minhocas e espalhá-las no seu terreno, assim como o chorume, e ainda favorece a compostagem caseira – o que contribui para uma maior sustentabilidade e reduz a sua produção de “lixo”.

Poderá encontrar minhocas em Bio Minhoca

Para mais informações, consultar Dossiê: A Compostagem Doméstica

Sem comentários: