Franco “Bifo” Berardi - Desejo, Depressão e Deserção
Desejo depressão e Deserção
"Uma onda de depressão parece engolir a primeira geração que aprendeu mais palavras com uma máquina do que com a mãe. Mas será realmente depressão?
Notas sobre a depressão. Lendo Mark Fisher, Depressão e desejo
Desaparecimento do sexo na evolução da humanidade. Hiper-semiotização do desejo
Desejo, sexualidade ou antes deserção. O que é a deserção?"
Três anos depois de ter estado em Lisboa para a inauguração do TBA, dois anos passados desde o início da pandemia e da publicação das suas Crónicas da Psicodeflação pelo TBA e pelo Jornal Punkto, e um ano após o deflagrar da guerra da Ucrânia, Franco “Bifo” Berardi regressa a Lisboa para falar sobre desejo, depressão e deserção numa conversa com Ideal Maia, ativista climático. Trata-se de pensar os tempos que correm a um ritmo nunca antes experienciado.
Franco "Bifo" Berardi é uma figura de destaque do operaísmo italiano, em particular na sua ala mais criativa e dedicada à experimentação com os media e a produção cultural. Fundou a Rádio Alice, primeira rádio livre em Itália (1976-1978), e a revista A/traverso (1976-1981), que combinava maoísmo e dadaísmo numa crítica antiautoritária. Exilado em Paris, trabalhou com Félix Guattari em esquizoanálise. Desde os anos 1990 que o seu trabalho tem incidido sobre a relação entre psicopatologia, tecnologias da informação e capitalismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário