quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Reino Unido: fundos de investimento rotulam-se de 'verdes' mas financiam empresas de combustíveis fósseis


Os principais fundos de investimento disponíveis para os consumidores britânicos estão a comercializar-se a si próprios como "sustentáveis" e "éticos", mas financiam empresas de combustíveis fósseis. Muitos gestores de ativos estão a utilizar termos "verdes" na sua marca, apesar de investirem em gigantes petrolíferos, com o pior desempenho a ser um fundo gerido pela BlackRock, revela uma reportagem da revista Ethical Consumer.

Na Cimeira Climática da ONU, Urgewald, Stop EACOP, Oilwatch Africa, Africa Coal Network, 33 outras ONGs africanas e BankTrack divulgaram o relatório "Quem está a financiar a expansão dos combustíveis fósseis em África?" O relatório identifica 200 empresas que estão a explorar ou a desenvolver novas reservas de combustíveis fósseis ou a desenvolver novas infra-estruturas fósseis, tais como terminais de gás natural liquefeito, gasodutos ou centrais elétricas alimentadas a gás e a carvão em África.Altos funcionários do Departamento de Ambiente do Novo México demitem-se rotineiramente para irem trabalhar para os laboratórios de armas nucleares, para o Departamento de Energia, ou para os contratantes do DOE. Em alguns casos, foi de onde eles vieram para começar. Jay Coghlan, Nuclear Watch.


16 municípios porto-riquenhos estão a processar a Chevron, ExxonMobil, Shell, e outros para os indemnizar pelos danos da época de furacões de 2017, que foi exacerbada pelas emissões de combustíveis fósseis responsáveis pelo aquecimento global. KENNY STANCIL, Common Dreams.A Nuclear Free WA protestou no exterior da assembleia geral anual da Deep Yellow contra os planos da empresa para extrair urânio em Mulga Rock, a noroeste de Kalgoorlie, Austrália. Sam Wainwright, Green Left.

A Nuclear Free WA protestou no exterior da assembleia geral anual da Deep Yellow contra os planos da empresa para extrair urânio em Mulga Rock, a noroeste de Kalgoorlie, Austrália. Sam Wainwright, Green Left.

Sem comentários: