sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Baterias a baixo-custo e abundantes na Natureza


As baterias vão ter um papel fundamental na transição energética. De uma forma simples, sem baterias não há transição energética.

A última década mostrou avanços em custo, em densidade energética e performance incríveis das baterias que tornou, desde já, possível que a mobilidade eléctrica possa arrancar em escala.
Mas o caminho está só a começar e precisa de ir bastante mais longe para que a transição energética possa ser uma realidade.

O nível de investimento em investigação que se está a fazer em baterias é simplesmente impressionante. Os EUA e também a Europa estão a olhar para esta tecnologia de uma forma estratégica como olham por exemplo microprocessadores. A história da Northvolt na Suécia é incrível. As 3 giga factories aqui ao lado em Espanha mostra que, com atraso, o Ocidente está a acordar.

Não só as baterias precisam de continuar a melhorar a densidade energética, o custo e performance como precisam de utilizar materiais abundantes para que possam ter escala num prazo curto. Materiais abundantes também ajudam em muito baixar os custos e sobretudo diminuir a dependência de materiais da China.

O MIT publicou há dias um artigo sobre uma bateria com alumínio e enxofre, materiais abundantes em quantidade, geograficamente e com cadeias de fornecimento maduras.

Vale a pena ler o artigo para quem tem interesse nestas coisas.

Sem comentários: