quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Dê um Feliz Natal para os musgos

Moss Phagnum falcatulum
Phagnum falcatulum

Por muitos anos é comum que uma parte das decorações de Natal é feito de musgo  e outras plantas, mas  sabia que esta prática contribui  para aumentar a poluição ambiental e erosão  extinção das briófitas? 


Quais são os musgos?
Eles são distribuídos em todo o mundo as plantas que vivem em lugares húmidos ou perto de água. Eles estão entre os primeiros organismos a colonizar as rochas, em seguida, modificá-los a crescer na sua superfície, formando um substrato sobre o qual outras plantas maiores podem ser enraizados.
Encontra-se frequentemente no meio de tapetes em florestas húmidas, mas também crescem sobre os galhos e troncos de todos os tipos de árvores e fazem parte de uma extensa divisão de plantas com mais de 20.000 espécies em todo o mundo, chamada BrioFitas (musgos, samambaias, liquens, etc.)
Benefícios para o ecossistema
Musgos e outras briófitas desempenham um papel essencial nos ecossistemas, porque:
  • Ele pode armazenar até 20 vezes seu peso em água, absorvendo o excesso de água na chuva e libertá-lo lentamente nas épocas secas.
  • Interceptar, absorver e reter os minerais dissolvidos na água da chuva, permitindo a incorporação destes no ecossistema e na redução de lavar em rios e mares.
  • Musgos fornecer proteção para a casa e muitos animais pequenos, especialmente invertebrados, como insetos, aracnídeos, rotíferos, nematóides, moluscos e anelídeos.
  • Eles servem como material de nidificação para diversas aves e pequenos mamíferos, como o beija-flor ( Sephanoidesgaleritus ).
  • Muitas espécies de briófitas têm a capacidade de fixar azoto atmosférico por colónias de bactérias, contribuindo grandemente para a incorporação deste elemento no ecossistema.
  • Musgos e hepáticas ajudam a regeneração natural.
Ahrophyllum magellanicum Moss
Vimos que nas florestas e ecossistemas dominados pelo musgo Sphagnum, as comunidades de briófitas agem como grandes esponjas que regulam o curso dos rios, protegendo o solo e fornecimento de água de inundações violentas durante os meses de verão para rios e córregos que drenam.Este é destruído quando usamos o musgo como decorações de Natal!
Lembre-se que a remoção de musgo tem um forte impacto sobre o ecossistema, uma vez que reduz a humidade das florestas aumenta a erosão do solo e poluição.
Protege o musgo, feno (vara barba) e samambaias (troncos de samambaia). Não removê-los. Não venda. Não compre.
 Alternativas ao uso de outras decorações de Natal
Ilustração de um presépio com musgo e outras decorações de Natal
As decorações de Natal podem ser tão variadas como é a nossa criatividade e engenhosidade. Tirar proveito de novas cores, texturas e combinações para criar enfeites de ambiente amigável.

Entre os materiais que pode usar em alternativa é serragem, seixos, coloridos de serragem, papel, papelão, pano, juta e todos os materiais que a sua imaginação lhe disser. Pode também aproveitar a oportunidade decorações feitas com material reciclado.
Traduzido daqui

Sem comentários: