terça-feira, 22 de agosto de 2006

Arte Cerâmica e Educação Ambiental

Curiosamente, até nem foi muito difícil à Teresa, minha mulher, ter encontrado um site onde eram indicadas IDEIAS PARA UM CERAMISTA ECOLOGICAMENTE CORRECTO. Isso já foi há já alguns meses, antes de ter o blogue Terras de Argila.
Entretanto a Teresa falou-me do ceramista Ricardo Casimiro pois as suas obras são artisticamente muito arrojadas e informou-me que era, como eu, grande admirador de H. Bosch e que, como eu, é bastante bem humorado. Entrei em contacto com ele informando-o seu admirador das obras e como um blogueiro comum, convidei-o a conhecer o Bioterra.
Qual não foi o meu espanto e gratidão enorme, que recebo um seu email (que reproduzo mais abaixo e onde o autor explica os pormenores da sua peça) em conjunto com imagens de uma peça sua, que apelidou de TRANSGÉNICO e que as coloquei em forma de slideshow.
Portanto a Arte Cerâmica está de mãos dadas com o Ambiente e a Educação Ambiental.
O contributo da Teresa e do R. Casimiro embelezaram ainda mais o BioTerra.

O João Soares,
Obrigado pelo seus comentários sobre os meus trabalhos em cerâmica. Também eu sou um cidadão consciente e preocupado com as questões do ambiente e não só. Assim na qualidade de ceramista executei uma peça sobre o tema. Esta peça chama-se Transgénico , trata-se de uma figura meio humana cuja cabeça é simbolicamente um grão de bico modificado que leva pela mão um seu descendente, esse sim com umas pernas ambíguas e meio cego o que para mim representa o desconhecido futuro dos transgénicos. O corpo da figura é apresentado de fato e na zona da braguilha é visível a forma de um sexo masculino. Significando isso andam para aí uns senhores de fatinho e falas mansas a tentarem lixar-nos. Essa peça faz parte das minhas preferidas, nunca mostradas publicamente e vistas por muito poucas pessoas. Envio-lhe fotos da peça em questão e autorizo-o a usá-las no seu blogue desde que mencione o autor da peça.
Um abraço amigo.
Ricardo Casimiro

Sem comentários: