terça-feira, 15 de junho de 2021

Especialistas que identificaram a Covid-19 alertam para perigo de nova pandemia


Dois cientistas chineses, George Fu Gao e Weifeng Shi, que identificaram o vírus que causa a Covid-19, em 2019, lançaram um alerta para o perigo de uma nova pandemia, segundo o ‘El País’.

Num artigo publicado na revista ‘Science’, os especialistas apontam como principal suspeito para essa possível pandemia o vírus responsável pela conhecida gripe das aves: H5N8.

O patógeno é um velho conhecido. Circula na Europa desde 2014, causando surtos que afetaram milhões de aves, de acordo com o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC).

A 20 de fevereiro de 2021, a Rússia avisou que o vírus tinha atingido os humanos pela primeira vez. Sete trabalhadores foram infetados numa gigantesca quinta com 900 mil galinhas, na região de Astrakhan, no sul do país. Nenhum dos sete apresentou sintomas.

Em Espanha, o Ministério da Agricultura declarou nos últimos meses três surtos em aves selvagens, mas o assunto não mereceu grande relevância. “A deteção deste caso não implica risco para a saúde pública, pois estudos genéticos mostram que se trata de um vírus aviário sem afinidade específica para humanos”, disse em comunicado.

Contudo, estes dois especialistas chineses estão menos otimistas. “A disseminação mundial do vírus da gripe aviária H5N8 é um problema de saúde pública”, alertam na revista Science.

George Fu Gao é o diretor geral do Centro Chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças e Weifeng Shi é o diretor do Laboratório de Referência para Doenças Infeciosas Emergentes nas Universidades de Shandong.

Ambos participaram da identificação do novo coronavírus em dezembro de 2019.

Para estes responsáveis, os vírus da gripe aviária podem causar “pandemias desastrosas” em humanos.

Pelo menos 46 países na Europa, Ásia e África reportaram surtos mortais de H5N8 em aves. Os investigadores chineses sublinham que o vírus dos sete trabalhadores russos pertencia ao subgrupo 2.3.4.4b, com mutações “preocupantes”, que parecem aumentar a sua afinidade por células humanas.

Essa mesma variante do vírus já causou o abate de mais de 20 milhões de aves na Coreia do Sul e no Japão, alertam Fu Gao e Shi. “É imperativo que a disseminação global e o risco potencial do vírus da gripe aviária H5N8 não sejam ignorados”, alertam.

Sem comentários: