quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Associações entre substâncias PFAS e três índices morfométricos em peixes


Este estudo é mais um do nosso Hauser-Davis Research Group que indica que parâmetros morfométricos piscinos muito simples e fáceis de serem obtidos podem ser de vital importância na avaliação de contaminação ambiental!   

Em parceria com A Dra. Natalia Quinete (Florida International University, EUA), a Dra. Isabella Bordon (USP, Brasil) e o reconhecidíssimo pesquisador Dr. Kurunthachalam Kannan (Wadsworth Center, EUA), avaliamos associações entre substâncias perfluoroalquiladas (perfluoroalkyl substance, PFAS, que contém flúor em sua estrutura) e três índices morfométricos em peixes: o fator de condição de Fulton (FCF), o índice hepatossomático (HSI) e o coeficiente de escala de peso para comprimento (SC).   

Os PFAS estão presentes em embalagens de alimentos, no revestimento anti-aderente de panelas, em espumas de extintores de incêndio, em roupas e em carpetes, dentre muitos outros, e são tóxicos, apresentando efeitos citotóxicos e genotóxicos em estudos com diferentes organismos, afetando taxas de desenvolvimento, crescimento e reprodução, dentre outros.  

Três espécies de peixes de áreas contaminadas no estado do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara (GB), Rio Paraíba do Sul (PS) e a Lagoa Rodrigo de Freitas (RFL) foram amostradas: Peixes-espada (Lepidopus caudatus) e corvinas (Micropogonias furnieri) do PS e na da GB, e tainhas (Mugil liza) da GB e RFL.   

O FCF em tainhas e corvinas e o HSI em corvinas se mostraram diretamente afetados pela presença de PFAS, enquanto o SC variou entre os locais de estudo e não seguiu uma tendência fixa. Maiores contribuições para o FCF foram observadas com relação a PFDA e PFOA, dois tipos de PFAS, provavelmente devido ao acúmulo diferencial de PFAS refletindo diferenças entre níveis tróficos.  
   
Os PFAS, no entanto, compreendem diversos compostos, e cada um pode contribuir de forma diferente para efeitos fisiológicos deletérios. Assim, mais estudos devem ser realizados para melhor compreender os potenciais efeitos deletérios desses compostos sobre o estado de saúde populacional de peixes de áreas contaminadas. 

Sem comentários: