sábado, 27 de janeiro de 2007

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (com documentário)

Campos de Concentração Nazis (Original, completo sem censura) LEGENDADO PT-BR (+18)


Documentário original foi feito imediatamente após a descoberta dos campos de concentração nazi.

Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é um dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazis e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus, dois milhões de ciganos, quinze mil homossexuais e milhões de outros durante a II Guerra Mundial.

Ele foi designado ao dia 27 de Janeiro, pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de dezembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização.

A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto. 27 de Janeiro é a data, em 1945, que marca a libertação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

Antes de resolução 60/7, existiam vários dias nacionais de comemoração, como o Dia da Lembrança das Vítimas do Nacional-Socialismo, na Alemanha, criado através de um decreto do presidente Roman Herzog em 3 de Janeiro de 1996 e o Dia do Holocausto no Reino Unido, observado desde 2001 em 27 de Janeiro. O Dia da Lembrança do Holocausto também é uma data nacional de comemoração na Itália.

Documentos
  • Resolução 60/7 da Assembleia Geral da ONU que implementa o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto | ONU [en] DESCARREGAR
  • Comunicado do Governo por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto DESCARREGAR
  • Declaração da presidente Ursula von der Leyen na véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto DESCARREGAR
  • Message from President Charles Michel on the occasion of the Holocaust Memorial Day DESCARREGAR


Documentação mais vasta no 

Dossiers Bioterra relacionados com o tema
História
Paz
Política

Sem comentários: