sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Dia do Blogue - Blog day


O Blog Day, 31 de Agosto, foi criado para se ter um dia dedicado ao conhecimento de NOVOS BLOGUES, de outros países, novas ideias ou de outras áreas de interesse. Neste dia, os blogues publicarão uma lista de recomendação com 5 blogues, para os seus visitantes.
O Dia é mundial, portanto, neste dia acontecerá uma grande troca de visitantes e um fluxo geral na blogosfera. Uma ótima oportunidade de conhecer blogues novos e bons e ainda ter a hipótese de ser recomendado por alguns blogues.
Assim, cumprindo os requisitos, indico os 5 blogues nomeados..espero que sejam mesmo novidade...

Blog Fish- Oceano e Conservação dos Recursos Marinhos
Environmental Law prof- Direito Ambiental-vastos recursos
Great Green Travel- Como ser turista mais amigo do Ambiente
It's So Easy Being Green- Tão Fácil Ser Verde
Lazy Environmentalist- O que este blogue, editado por Josh Dorfman que nos está dizer que as opções amigas do ambiente criam empregos, geram novos lucros e podemos ser felizes, poupando recursos e assim contribuir para a conservação de espaços selvagens.

Indiquei e destaco estes blogues como um grito meu contra a construção da Barragem do Sabor...que as há já muitas em Portugal.

Celebra o Dia do Blogue ao vivo no blogTV.com Broadcast

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UMA BORBOLETA ESTRELA DE CINEMA


Ciclo de vida da borboleta azul (inglês)


O filme A flor, a formiga e a borboleta ameaçada, tem como protagonista a célebre borboleta azul (Maculinea alcon). O filme, inteiramente rodado em Lamas de Olo (na Serra do Alvão), retrata a peculiar vida de uma pequena borboleta azul, e da sua relação especial com uma flor e uma formiga (Fonte: Borboletas através dos Tempos)

Já tinha feito referência a esta exposição, que está patente,até 16 de Dezembro, no Museu de História Natural.



Aconselho ainda a ler e ver a excelente reportagem da Teresa Marques, do blogue Tempo da Teia: Jardim, ovos, lagartas e borboletas... Lagartagis

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Dossiê Direito do Ambiente

ATENÇÃO © Copyleft - É permitida a partilha do dossiê exclusivamente para fins não comerciais e desde que o autor e o BioTerra sejam citados.

Michel Poulain- Primavera
Não esqueças de visitar regularmente este espaço para manteres-te actualizado
Instituições || Portais sobre Direitos do Ambiente
Agência Portuguesa do Ambiente

Universidades || Centros de Investigação de Direito Ambiental
Duke The Nicholas Institute for Environmental Policy Solutions

Consultas Públicas
Participa

Tratados Internacionais

Sociedades de Advogados

Jornais|| Revistas
Duke Environmental Law and Policy Forum
Environmental Law Reporter
Journal of Environmental Law
O Eco (BR)

Documentários

Base de Dados


Youtube

Pesquisadores || Investigadores

Dossiês BioTerra Relacionados
Law Professors
Municipal, Planning and Environmental Law Group Blog
NEPA Blog
New Jersey Law Blog
Renewable Energy Law Blog
The Environment
The Well-Trained Activist

NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT-  Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.

domingo, 26 de agosto de 2007

O que é a Permacultura, sustentabilidade e eco-comunidades

Permacultura, é considerada pelos especialistas como o futuro para a humanidade.

“A permacultura holzeriana pressupõe um arranjo paisagístico em sentido amplo: corrigir os erros do passado, possibilitar as simbioses criadas pelas acções recíprocas, deixar a natureza trabalhar, recuperar os ciclos naturais.“
Sepp Holzer

Definição de Permacultura e aplicações práticas:

É um sistema de design que engloba tudo o que diga respeito a questões ambientais e de sustentabilidade, mas não só. Em termos práticos, através do uso da Permacultura é possível transformar um deserto num oásis, ou construir toda uma aldeia de uma forma inteiramente sustentável.

Permacultura deriva da palavra original Permaculture - Permanent Agriculture / culture (Cultura Permanente), sendo um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza. O conceito foi desenvolvido há 30 anos por Bill Mollison, um fervoroso ecologista Australiano e David Holmgren, estes sistemas surgem como resposta alternativa às agressões do homem ao meio ambiente e consequentemente a si mesmo. Não são métodos novos nem se "reinventa a roda", mas sim um retorno a práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza como um todo.

É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a Natureza. A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada actividade mas sim um método de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura (...), arquitectura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura, etc..

Os entusiastas de Permacultura por todo o mundo exprimem em grande parte as suas análises, planos e criações no campo através da agricultura, horticultura e floresta, mas existem também excelentes exemplos dos mesmos princípios aplicados à cidade, ou a qualquer actividade humana mesmo que não tenha relação directa com a Natureza. Por exemplo um escritório ou uma loja pode ser estruturado e organizado segundo os princípios da Permacultura. Nestes casos a associação com o Feng Shui é muito benéfica pois para além da funcionalidade e eficácia dos métodos de Permacultura a análise energética do Feng Shui complementa o plano de modo a surtir um ambiente aprazível, equilibrado e eficaz. Estas abordagens apesar de aparentemente parecerem algo técnicas ou esotéricas tem um impacte na Natureza.
Para informações mais detalhadas sobre os conceitos de permacultura, clique aqui.

Informações sobre Sepp Holzer e o seu trabalho:
 
Água é Vida: Permacultura Holzeriana como forma de  tornar o Sul da Europa fértil outra vez
Com Sepp Holzer, especialista em permacultura e agricultor de montanha austríaco.

O especialista em permacultura e agricultor de montanha austríaco, Sepp Holzer, é famoso em todo o mundo pelo seu trabalho de criar enormes biótopos para a renaturalização de paisagens destruídas e pela produção de alimentos em cooperação com a natureza. Desde a sua infância, Sepp Holzer aprendeu a cooperação com a Natureza e adquiriu a reputação de “rebelde agrário”. Tanto nos Alpes austríacos como em seus projectos em todo o Mundo, que visam renaturalizar paisagem destruídas, ele mostra caminhos para preservar a Natureza e gerar alimentos saudáveis.

Grandes proprietários tanto como donos de pequenas hortas podem ambos aplicar os métodos de Sepp Holzer- e também para habitantes da Terra sem terra, Sepp Holzer oferece possibilidades para produzir os próprios alimentos. Desde há alguns anos, Sepp Holzer também trabalha em Espanha e em Portugal (em Tamera) para, com os seus métodos, ajudar a proteger a região da desertificação. O seu enfoque aqui é a água e a reflorestação em culturas mistas. Projectos modelos estão-se a criar na Estremadura (Espanha) e no Centro de Pesquisa para a Paz Tamera.

Desde Agosto de 2007 que está a ser construída uma paisagem aquática de Permacultura no Centro de Pesquisa para a Paz – Tamera (Relíquias, Odemira), como um modelo para o re-cultivo de paisagens que estão sob a ameaça da desertificação. Nesta região seca durante o Verão e afectada pelo sobre-pastoreio e com sobreiros a morrerem, existem agora algumas bacias de retenção de água da chuva. Nos terraços crescem bancadas de legumes e frutos em todas as estações. Após o solo ficar novamente encharcado de água, a reflorestação com árvores diversas pode começar. A paisagem aquática de Tamera atrai já muitos animais e plantas da região e a vida selvagem retorna. Muitos especialistas portugueses e estrangeiros vêm como este paraíso natural está a desenvolver-se e depressa crescerão hortaliças para alimentar os habitantes do centro. Alguns descobrem: umas 1000 paisagens aquáticas como esta por todo o Alentejo podem salvar esta região da desertificação.

Para saber mais: 

sábado, 25 de agosto de 2007

Toca a Poupar Água!!!


Escassez da água é um grave problema para a humanidade!!
Segundo a ONU, vinte e seis países com cerca de 232 milhões de pessoas sofrem com a escassez da água. Caso as nações em desenvolvimento não fecharem suas torneiras, terão de investir mais de US$ 700 bilhões nos próximos anos para não morrerem de sede.

Portugal tem uma percentagem elevada (40%) de perdas nas redes de distribuição de água para consumo humano. Para uma melhor gestão dos recursos hídricos, é essencial que se desenvolvam métodos, mecanismos e comportamentos de uso mais eficiente.
Os desperdícios do uso da água são muito elevados, quer no sector doméstico, quer no sector agrícola. 50% das águas residuais produzidas em Portugal não têm um tratamento conveniente.  É importante investir num sector de tratamento que garanta a qualidade da água para ser reutilizada em, por exemplo, regas de jardim ou limpezas de pavimentos.

Por exemplo no México, cidade (!) os investigadores descobriram que os proprietários das florestas à volta do vale TÊM mesmo que a preserva-la a todo o custo, caso contrário, a megacidade, com quase 30 milhões de habitantes...secará completamente.A água é um assunto sério. Existem alertas laranja por causa da escassez de água nesta cidade!!!

Quais foram, e são ainda, as Medidas sugeridas no Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA, 2001)? Consultar aqui

Postagens anteriores no BioTerra

12 dicas para poupar água nos jardins

Pico da Água (Peak Water), Água e Conflitos Armados, GEE e Barragens, Seca e Centrais Nucleares

Valor Económico da Água (e-livro)

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Não Mais Hiroshimas:: Godspeed You Black Emperor - - Rockets Fall on Rocket Falls



Tentar pensar nas atrocidades cometidas durante o século XX como momentos de desrazão, como formas de inumanidade, é esquecer que a ciência e a razão estão ao serviço de políticas que muito facilmente podem perpetrar aquilo a que por ingenuidade chamamos desumano. O uso sábio da ciência, da tecnologia e da razão não se faz sem a memória da fina inteligência posta ao serviço da bomba atómica, ou sem memória do dispositivo intelectual e científico em que o nazismo se ancorou. 

Publicado no Aparelho de Estado

65 anos depois:: Irão/Coreia Norte/ EUA/ Europa/ NATO :: não mais Hiroshimas

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição



O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição tem lugar a 23 de agosto.

Foi escolhido o dia 23 para a celebração em referência à noite de 22 para 23 de agosto de 1791, quando escravos de São Domingos se revoltaram contra o sistema de escravidão, dando lugar à independência do Haiti. O acontecimento foi um ponto de viragem na história humana, tendo um grande impacto no estabelecimento dos direitos humanos.

O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição funciona como uma homenagem às vítimas de escravidão e à sua luta. Este dia foi adotado pela UNESCO através da Resolução 29 C/40, sendo celebrado anualmente desde 1998. A UNESCO divulga todos os anos uma mensagem em memória deste dia e faz um convite aos governos e às organizações para aumentarem os seus esforços de reconciliação e para compartilharem as suas iniciativas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Verde Eufémia, Zonas Livres de Transgénicos e Saúde Ambiental


Uma armadilha


1.Mais de 10 mil cidadãos portugueses reiteraram já por escrito a sua oposição
aos transgénicos.Algarve foi declarada Zona Livre de Transgénicos em 2004(Fonte:
Transgénicos Fora)

2.90 % do milho vendido em Portugal é transgénico..A acção foi promovida pelo recém-criado movimento Verde Eufémia, tendo contado com a adesão de alguma população local e agricultores biológicos que discordam dos OGM.(Fonte:
TSF )

3. A Greenpeace revelou mais dois estudos: um diz respeito ao milho transgénico NK603 - conhecido como Roundup Ready (RR) tolerante ao herbicida a base de glifosato - produzido pela a multinacional Monsanto e que é potencialmente tóxico.
Outro diz respeito ao milho Guardian, resistente a insectos e pragas e os laboratórios testaram esse cereal modificado em ratos e verificaram que os animais apresentaram até 60 anomalias biológicas, após um prazo de 90 dias (Fonte:
Gazeta Mercantil).

4.Novos Documentários

4.1.

FUTURE OF FOOD1h 29 m, Lily Films,29 de Junho 2007

4.2.

GMOs - PANACEA OR POISON53 m, One Hear Books,4 de Junho 2007

Perante o exposto anteriormente subscrevo por inteiro o Comunicado da Plataforma Transgénicos Fora (PTF, datado de 18/07/2007, que abaixo reproduzo).

Face a informações que circulam sobre uma acção ocorrida ontem, Sexta-Feira,17 de Agosto, que consistiu no pisoteio e inutilização parcial de um campo de milho transgénico no Algarve, a Plataforma Transgénicos Fora (PTF) esclarece não ter qualquer ligação com a referida acção sendo seu princípio essencial actuar sempre de forma a nunca pôr em causa a integridade de pessoas e bens.

No entanto, a Plataforma reconhece que as razões contra a introdução dos OGM na agricultura e alimentação portuguesas são muitas e poderosas. Elas acabarão por se impor pela força da lógica, não pela lógica da força. Os agricultores não devem ser duplamente penalizados:

- Pelo logro a que as empresas da engenharia genética os conduziram;

- Pelas acções nocivas de alguns grupos (embora com a intenção de defender o futuro da agricultura e dos agricultores portugueses).

Recorde-se que o Algarve se declarou, em 2004, Zona Livre de Transgénicos no âmbito da respectiva Associação de Municípios à semelhança do que ocorreu posteriormente em várias dezenas de Municípios Portugueses e do que tem vindo a decorrer em milhares de Municípios e Regiões da União Europeia.

Não partilhando os métodos da acção de protesto de ontem, a PTF, de acordo com os dados de estudos de opinião a nível Nacional e Europeu, relembra que os OGM não são benvindos pela maioria da população portuguesa.

Por essa razão, o Governo é chamado a iniciar um esforço alargado de auscultação e discussão por forma a salvaguardar os interresses dos agricultores que não desejam os seus campos contaminados por transgénicos e dos consumidores que clamam pelo direito à escolha, e de modo a evitar que se agudizem conflitos quanto a esta matéria controversa e sensível.


Foto: Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Preservar a sabedoria e biodiversidade em África

Está acessível um recurso importante para todos os que se interessam por África: a Centro de Estudos Africanos do ISCTE


Clique na imagem, pois dá acesso a um artigo muito completo sobre as tartarugas em Cabo Verde
Crime ecológico- matança de tartarugas em Cabo Verde
O Homem é um dos principais predadores das tartarugas marinhas adultas em Cabo Verde. A pressão é maior na população nidificante de C. caretta, mas também se registam capturas de juvenis de C. midas e de E. imbricata por parte dos pescadores, sendo igualmente frequente a captura de machos de C. caretta no mar - in referido artigoDeixem viver as Tartarugas,08-08-06

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Perseguição do Vento, por Aurélio Porto

Diante de mim o Sarónico desdobra-se em anfractuosidades
e na luz de oiro azul esqueço já quanto li.
Dizia o jornalista que a guerra suja algures no Cáucaso o indigna,
lá onde assassinatos, torturas, gente para sempre desaparecida,
é o que a todas as horas acontece.
Porém, a ilusão da guerra limpa, a guerra cumpridora
das civilizadas convenções, o massacre legitimado, cordato, legal,
quem poderá ainda suportá-la?
Entrando pelos olhos dentro o horror da guerra,
a sua definitiva barbárie mesmo quando promana
das grandes civilizações,
nada mais restou: as nações declararam proscrevê-la,
apontando nela finalmente a maldição. Fatal porém
a timidez com que o fizeram:
distinguindo entre defesa e agressão e permitindo a primeira
contra a segunda,
como de justiça parece,
abriram a porta a todas as falsidades.
Disfarçar de defesa a agressão tornou-se um jogo de principiantes,
e sempre de grande efeito.



sábado, 4 de agosto de 2007

Link Cluster sobre Paz



Ongs PIPAZ

www.revistaviracao.com.br
www.fiquevivo.org
www.sociedadealternativa.org.br
www.smm.org.br
www.fonte.org.br
www.ceabra.com.br
www.ocas.org.br

Vídeos
http://www.pobrezazero.org/videos.shtml

Links de Mídias

www.giuliettochiesa.it
es.arcoiris.tv
www.comminit.com
www.akatu.org.br

Ongs Recomendadas

www.midiaindependente.org
www.reportersocial.com.br
www.rsf.org
http://novae.inf.br
www.pautasocial.com.br
http://vidasimples.abril.ig.com.br