quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bill Bryson e a Breve História de Quase Tudo

Bem-vindo. E parabéns. Ainda bem que chegou até aqui. Não foi fácil, eu sei. Para dizer a verdade, suspeito mesmo que terá sido um pouco mais difícil do que pensa.
Em primeiro lugar, para que o leitor esteja aqui agora, foi preciso que triliões d e átomos errantes tenham conseguido juntar-se, numa dança intrincada e misteriosamente coordenada, de forma a criá-lo a si. Trata-se de uma combinação tão única e especializada que nunca foi feita antes, e só vai existir desta vez. Durante muitos anos futuros (esperemos), estas partículas minúsculas irão dedicar-se sem qualquer queixume aos biliões de hábeis e
articulados esforços necessários para o manter intacto e deixá-lo desfrutar da experiência supremamente agradável, mas geralmente subestimada, a que chamamos existência.
A razão pela qual os átomos se dão a este trabalho não é lá muito clara. A nível atómico, ser o leitor não é propriamente compensador. Ou seja, apesar da atenção que lhe dedicam, os átomos não se preocupam consigo
— na verdade, nem sequer sabem que você existe. Nem mesmo que eles próprios existem. Nada mais são do que partículas sem consciência, e nem sequer têm vida própria. (Não deixa de ser ligeiramente impressionante pensar que, se você tentasse dissecar-se a si próprio com uma pinça, átomo a átomo, nada mais iria conseguir do que um monte de fina poeira atómica, da qual nem um grão alguma vez tivera vida, mas que, toda junta, era você.)
E, no entanto, durante todo o período da sua existência, a única preocupação dessas partículas será a de responder a um único impulso incontrolável: fazer com que você seja quem é.
O lado menos bom da questão é que os átomos são inconstantes, e que o seu período de dedicação a uma causa é passageiro. Muito passageiro mesmo. Até uma longa vida humana não dura mais do que umas 650 mil horas. E quando este modesto marco é ultrapassado, ou por volta dessa altura, por razões desconhecidas os seus átomos vão dispersar em silêncio, para se tornarem noutras coisas. E é o fim da história para si.
Apesar de tudo, já não é nada mau que assim seja. De um modo geral, o mesmo não acontece no universo, pelo menos que se saiba. O que não deixa de ser estranho, porque os átomos que com tão boa vontade e generosidade se agregam para formar os seres humanos aqui na Terra são exactamente os mesmos que se recusam a fazê-lo em todo e qualquer outro lugar. A vida pode ser muitas coisas, mas do ponto de vista químico, é curiosamente simples: carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto, um pouco de cálcio, uma pitada de enxofre, uns pozinhos de outros elementos muito corriqueiros – nada que não possa encontrar numa farmácia normal – e pronto, não é preciso mais nada. A única característica especial dos átomos que o constituem a si, é o facto de o constituírem a si. E nisso consiste o milagre da vida. [introdução escrita pelo próprio autor, na edição portuguesa; mais aqui]
MAIS INFORMAÇÕES

Página oficial de Bill Bryson

terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia Internacional da Educação



O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.
Origem do Dia da Educação

O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.
Atividades para o Dia da Educação

Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, por exemplo, podem organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.

Frases sobre Educação
  1. A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui .Rousseau
  2. A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. Aristóteles
  3. O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Immanuel Kant.
  4. Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. Derek Bok

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vamos defender a Reserva Agrícola Nacional- petição

Quercus e LPN - Liga para a Protecção da Natureza opõem-se ao empreendimento Palmeiras Resort em Tavira
Projecto viola PDM e
afecta solos da Reserva Agrícola Nacional
(comunicado de 28 de Fevereiro de 2008)

O novo diploma não foi sujeito a escrutínio público e viola o princípio da conservação dos solos agrícolas.
Lê-se ainda que comunicados (dos Conselhos de Ministros) omitem quaisquer referências ao facto de o regime agora aprovado:
a) permitir a incondicional florestação dos solos agrícolas;
b) permitir excluir da RAN, àreas destinadas a habitação, actividades económicas, equipamentos e infra-estruturas, subalternizando a defesa dos poucos solos férteis do país a necessidades que podem ser colmatadas de outras formas;
c) as numerosas utilizações de àreas da RAN para outros fins que viabiliza.

Acresce que sendo embora matéria legislativa que diz respeito à Rede Fundamental de Conservação da Natureza, nenhuma das organizações não governamentais de ambiente foi ouvida na respectiva elaboração.

Assim sendo, os cidadãos abaixo identificados reiteram a necessidade de alargar o debate sobre a matéria, por forma a encontrar melhores soluções legislativas para a compatibilização dos diferentes interesses públicos afectados por esta revisão legal, a cuja imediata alteração apelam.

Os Peticionários





quinta-feira, 23 de abril de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Edvard Koinberg: Herbarium Amoris. Floral Romance- uma bela prenda de Dia da Terra

Floral Romance and Eroticism
The beauty of plants and their sexuality

Pode pré-visualizar as 283 maravilhosas páginas deste livro

Artigo, em espanhol

Texto na Taschen, em inglês


Celebremos o Dia da Terra


Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.

Origem da data

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Atividades

Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.

É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.

O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.

terça-feira, 21 de abril de 2009

OGM- posição da Physicians and Scientists for Responsible Application of Science and Technology (PSRAST) e boas notícias


Esta postagem mantenho-a em inglês, excepcionalmente, porque considero que é muito importante que mais pessoas adquirem consciência de que OGM significa riscos, é uma tecnologia cara, existe uma clara tentativa de monopólio da agricultura por parte de algumas (bem identificadas) multinacionais, não satisfaz nem resolve a fome e porque considero que há alternativas mais baratas e amigas do ambiente e da saúde.

Why are genetically engineered foods not safe to eat.[link]

It is an unscientific experimentation with unpredictable and potentially hazardous and irreversible outcomes. This includes
genetic engineering of plants, trees, bacteria, insects and animals [link]

Why we find it necessary to forbid the release of GE organisms (plants, trees, fishes, insects, bacteria etc) into the environment and ban the use of GE foods.[
interactive guide]

Vriendelijke groeten, Miep

BOAS NOTÍCIAS

A Alemanha proibiu o cultivo de milho transgénico [notícia, 14 de Abril]
Mega-manifestação em Zaragoza, Espanha [vídeo reportagem, 18 de Abril]


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dossiê Darwin muito completo na BBC



Clica na imagem e vê o portal Darwin da BBC!


Trata-se de uma página cheia de áudio e vídeos especialmente voltados para as comemorações Darwinistas Bi e Sesquicentenárias. São pelo menos 21 possibilidades de programas muito interessantes. Vale a pena gastar um tempinho ouvindo esses programas muitos deles com biógrafos e cientistas famosos bem como tátara tátara tátara netos de Darwin, como a escritora e poeta Ruth Padel.
Obtive esta informação ao visitar o blogue Marco Evolutivo.

domingo, 19 de abril de 2009

19 de Abril - Dia do Índio Brasileiro

19 de abril: um curto espaço para a reflexão sobre a inserção dos índios na sociedade brasileira

A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes de os colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

Quando e como os índios estabeleceram-se no Brasil?

O processo de instalação dos índios em nosso território é compreendido a partir das teorias que discutem a ocupação do continente americano. Segundo algumas pesquisas, os primeiros grupos humanos que aqui chegaram eram provavelmente oriundos de regiões da Ásia e da Oceania. Com o passar dos séculos, essas populações pré-históricas  espalharam-se pela América e, consequentemente, deram origem a uma infinidade de civilizações e culturas.

Relação dos colonizadores europeus com os indígenas

Ao longo da colonização, a relação entre os índios e os europeus foi visivelmente marcada pela lógica do conflito. Muitos colonizadores ambicionavam explorar a mão de obra indígena por meio da escravização desses povos. Sob o aspecto cultural, os índios sofreram um processo de aculturação promovido pela ação catequizadora dos padres jesuítas. Durante boa parte de nossa história, o índio era visto como uma figura “selvagem” ou “infantil” que precisava ser necessariamente “civilizado”.

Políticas públicas e direitos dos Índios

Somente no século XX, algumas políticas começaram a ser implantadas no sentido de promover a integração dos índios à sociedade brasileira. Apesar das boas intenções percebidas nesses esforços, muitos dirigentes e representantes do Estado não conseguiam ver uma política adequada que efetivamente respeitasse as peculiaridades que constituem a população indígena. Por muito tempo, o índio foi colocado sob a tutela do governo, configurando uma espécie de “cidadão menor”.

Atualmente, vários dispositivos legais procuram garantir uma série de direitos aos povos indígenas do Brasil. No entanto, os índios ainda sofrem com o interesse de fazendeiros, madeireiros e garimpeiros que tentam explorar as suas terras em benefício próprio. Em meio a esse conflito, o contato dessa população com os índios promove uma série de mudanças, que vão desde a instalação de epidemias até a mudança nas relações socioculturais que anteriormente organizavam esses povos.

19 de abril

De fato, o dia 19 de abril não serve apenas para celebrarmos a contribuição ancestral dos índios na formação da sociedade brasileira ou a necessidade de conservarmos a cultura indígena. Devemos primordialmente salientar a urgente demanda de se enxergar o índio como um cidadão que tem o direito de determinar o seu próprio destino. Não cabe à sociedade capitalista ou aos governos orientar as escolhas desses povos que há tanto tempo aqui se estabeleceram.


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um poster da II Guerra Mundial muito actual

Fonte: World War II Posters

Fonte: Guidespot

Dá que pensar, não dá? Podemos fazer (sempre) Melhor. Melhores práticas amigas do ambiente, lixo zero e risco zero, da saúde e da Paz.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sobre a Paleoecologia


Fonte: Jokes For Everyone

A Paleoecologia utiliza dados a partir de fósseis para reconstruir os ecossistemas do passado. Esta ciência inclui o estudo dos fósseis e os seus organismos bromalites e outros vestígios fósseis, em termos do seu ciclo de vida, suas interacções, seu ambiente natural, condições da sua morte e deposição.
O objectivo da Paleoecologia, pois, construir o mais detalhado possível o modelo das condições ambientais em que os organismos viviam ; esse trabalho de reconstrução envolve complexa interacção entre factores ambientais (temperatura, teia alimentar, do grau de iluminação solar, etc.). Evidentemente grande parte deste complexo de dados são distorcidos ou destruídos pelos processos post-mortem de fossilização , adicionando mais uma nível de complexidade.

A complexidade do factor ambiente é geralmente abordada através da análise estatística dos dados numéricos disponíveis (quantitativa ou paleontologia quantitativa ou paleoestatística), enquanto que o estudo de processos post-mortem é conhecido como o campo de tafonomia .

Muita investigação paleoecológica centra-se nos últimos dois milhões de anos (o período Quaternário), porque os ambientes mais antigos estão menos bem representados, em fósseis, ao longo da cronologia da evolução. Com efeito, muitos estudos concentram-se no Holoceno (os últimos 11000 anos), ou a última fase glacial do Pleistoceno (o Wisconsin / Weichsel / Devensian / Glaciação Würm idade do gelo, a partir de 50000 a 10000 anos atrás). Estes estudos são úteis para a compreensão da dinâmica dos ecossistemas para a mudança e reconstrução de ecossistemas pré-industrialização. Muitas políticas públicas responsáveis pela tomada de decisões têm salientado a importância de utilizar estudos de base paleoecológica para as escolhas feitas na conservação e equilíbrio ecológico.

Consultar também
  1. Fernández-López, S. 2000.Temas de Tafonomía (e-livro , 15 Mb, 167 páginas)
  2. Silva, C.M .2005. Guia do/a Professor/a.Exposição Plumas em Dinossáurios :afinal nem todos se extinguiram Museu Nacional de História Natural de Lisboa, 50 pp.
  3. Fox, D. Dig Deeper. Conservation in Practice 7(3):15-21
  4. Taylor, P.D. and Wilson, M.A. 2003.Palaeoecology and evolution of marine hard substrate communities. Earth-Science Reviews 62: 1-103
Ver também

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ferreira de Castro, a ecologia e uma pequena história de A Selva



A Selva foi escrita de 9 de Abril a 29 de Novembro de 1929. Director do magazine Civilização, que me atarefava o melhor do dia, redactor de O Século, colaborador de já não sei quantas publicações, para viver tinha de trabalhar imenso, dispersando-me constantemente em mil ninharias literárias; e ao meu pobre livro, único isento de obrigação, só podia oferecer um tempo escasso. Era das seis e meia às oito da noite, depois de haver estendido num divã, durante alguns minutos, a fadiga trazida, como um fato de chumbo, do magazine e do jornal, que me embrenhava na Amazónia.

A Selva, 32.ª edição, Lisboa, Guimarães & C.ª Editores, 1980, p. 20.

Consultar com frequência o blogue
Ferreira de Castro 
Ler também Ferreira de Castro e a ecologia, um artigo no Avante!, da autoria de Francisco Silva 

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cortiça, a escolha (Eco)Lógica - documentário "Cork: Forest in a Bottle"


Documentário: "Forest in a Bottle" from EcoLogicalCork.com on Vimeo.



No dia 22 de Fevereiro de 2009 a SIC transmitiu um documentário bastante interessante e que todos devemos ver. Não tenho dúvidas em afirmar que este foi o documentário sobre vida selvagem de Portugal mais espectacular que já vi até hoje. O programa da cadeia britânica BBC - Natural World - veio a Portugal descobrir o montado descrevendo-o como um ecossistema fascinante, "um dos últimos locais da Europa onde a economia local convive harmoniosamente com a natureza". Depois de transmitido inicialmente pela BBC no dia 9/12/2008, o canal SIC transmitiu agora para o território nacional. Veja aqui a versão transmitida em Portugal.

Ler mais informação actualizada em Cortiça: A escolha (Eco)Lógica :: Cork: The (Eco)Logical choice

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Património do Hubble- olhando para o céu


Clicar na imagem

No momento em que a Coreia do Norte está outra vez nas bocas do mundo, desta feita por pretenso lançamento de um satélite para o espaço, prefiro falar hoje de outros aspectos positivos da relação Ciência, Sociedade e Tecnologia.
O projecto Hubble é claramente o oposto da notícia referida. Os resultados foram surpreendentes e outros novos, permitindo uma maior sociabilização da astronomia a nível mundial.
O Hubble Site é pois um portal que permite a todos experimentar uma excelente navegação interestelar,pela matéria negra e energia cosmológica.

Outros sítios fantásticos sobre os resultados obtidos através do Projecto Hubble
The Hubble Heritage Project Image Gallery
Hubble Space Telescope Public Pictures
Hubble Space Telescope Data Archive

Quem foi Edwin Hubble? (uma excelente biografia na Wiki, em inglês e mais resumida, em português)

sábado, 4 de abril de 2009

Instituto Akatu - campanha Brasileira contra os desperdícios alimentares

Para visualizar e consultar o estudo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, clica aqui!

Uma campanha muito útil e que poderíamos importar. Por enquanto fica a divulgação e ampliação (agradecido, desde já).

Ler também
Estudo Europeu sobre restos e desperdício alimentar e consumo ecoconsciente

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Darwin 2009 na Lusofonia



Um sítio comemorativo dos 200 anos do nascimento de Darwin, denominado Darwin 2009, com vasta documentação, e todo em língua portuguesa. Valia a pena a visita, aqui. P.S: Afinal, precisamente hoje (será por falta de verbas?) retiraram o sítio. Realmente merece uma nota negativa.

Ano de Darwin no sítio comemorativo Brasileiro.

Sabias que Darwin visitou Cabo Verde? Eis algumas pistas escolhidas pelo João Branco


quarta-feira, 1 de abril de 2009