segunda-feira, 8 de março de 2021

Uma animação mostra-nos a velocidade de rotação e inclinações axiais dos planetas no sistema solar


Todos os planetas giram em torno do Sol na mesma direção. E, aproximadamente, eles fazem isso no mesmo plano. Isso é devido ao processo de formação do Sistema Solar.

Mas então por que os planetas têm eixos de rotação inclinados? Neste vídeo podemos ver uma animação da inclinação dos planetas e as suas velocidades de rotação. Júpiter é especialmente notável, que gira a cada pouco menos de 10 horas. Pelo contrário, a velocidade de rotação de Vénus é muito lenta (243 dias), excedendo até mesmo o tempo que leva para dar a volta ao Sol.

Os astrónomos têm tentado responder a essa pergunta há anos, mas actualmente não há consenso entre eles. Talvez a teoria mais provável, e comprovada no caso da Terra, seja que as inclinações foram causadas por grandes colisões protoplanetárias nos primeiros anos do Sistema Solar.
No entanto, existem outras teorias que procuram a sua origem em solavancos gravitacionais entre os diferentes planetas, precessões do eixo de rotação, interferência com campos magnéticos, etc.

James O'Donoghue, astrónomo Planetário da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) é o criador desta brilhante animação dos planetas em nosso sistema solar. Usando imagens da NASA para cada planeta, O'Donoghue traçou os períodos de rotação exatos (em horas e dias) e o ângulo em que eles giraram (inclinação axial).

Sem comentários: