sexta-feira, 23 de novembro de 2012

James Hansen - Por que preciso falar sobre alterações climáticas


O principal cientista climático James Hansen conta a história de seu envolvimento na ciência e no debate sobre as mudanças climáticas globais. Ao fazer isso, ele descreve a evidência esmagadora de que a mudança está acontecendo e por que isso o deixa profundamente preocupado com o futuro.
James Hansen fez insights importantes sobre nosso clima global e inspirou uma geração de ativistas e cientistas.

Atraído em controvérsia
Usando seu chapéu de abas largas, o cientista climático James Hansen inicia sua TEDTalk perguntando: “O que eu sei que faria com que eu, um cientista reticente do meio-oeste, fosse preso em frente à Casa Branca, protestando?”

Hansen estudou com o professor James Van Allen, que lhe contou sobre as observações de Vénus – havia intensa radiação de microondas – porque é quente e foi mantido assim por uma espessa atmosfera de C02. Ele teve a sorte de se juntar à NASA e enviar um instrumento para Vénus. Mas enquanto estava em trânsito, ele se envolveu em calcular qual seria o efeito do efeito estufa aqui na Terra.

Acontece que a atmosfera estava mudando diante de nossos olhos e “Um planeta mudando diante de nossos olhos é mais importante, afeta e muda nossas vidas”. O efeito estufa é entendido há um século. A radiação infravermelha é absorvida por uma camada de gás, funcionando como um cobertor para manter o calor.

Ele trabalhou com outros cientistas e acabou publicando um artigo na Science em 1981. Eles fizeram várias previsões nesse artigo: haveria mudanças nas zonas climáticas, aumento do nível do mar, abertura da passagem noroeste e outros efeitos. Tudo isso aconteceu ou está em andamento.

Esse artigo foi relatado na primeira página do NY Times, e o levou a testemunhar no Congresso. Ele disse a eles que produziria efeitos variados, ondas de calor e secas, mas também (porque a atmosfera mais quente retém mais vapor de água) chuvas mais extremas, tempestades mais fortes e maiores inundações.

Todo o 'hoopla' do aquecimento global tornou-se demais e o distraiu de fazer ciência. Além disso, ele estava chateado porque a Casa Branca havia alterado o seu testemunho, então decidiu deixar a comunicação para outras pessoas.

O futuro o atrai de volta
O problema de não falar era que ele tinha dois netos. Ele percebeu que não queria que eles dissessem: “Opah entendeu o que estava acontecendo, mas não deixou claro”.

Então ele foi atraído cada vez mais para a urgência.

Adicionar carbono ao ar é como jogar um cobertor na cama. “Mais energia está entrando do que saindo, até que a Terra esteja quente o suficiente para enviar ao espaço tanta energia quanto recebe do Sol.” A quantidade chave é o desequilíbrio, então eles fizeram as medições. Acontece que continentes a profundidades de dezenas de metros estavam ficando mais quentes, e a Terra está ganhando energia a partir do calor. Essa quantidade de energia equivale a lançar 400.000 bombas de Hiroshima todos os dias, ao longo de um ano, e há tanto em andamento quanto já ocorreu.

Se quisermos restaurar o equilíbrio energético e evitar mais aquecimento, precisamos reduzir os níveis de carbono de 391 partes por milhão para 350.

Os argumentos contra
Os cépticos afirmam que é o sol que impulsiona essa mudança. Mas Hansen observa que a maior mudança ocorreu durante o ponto mais baixo do ciclo solar – o que significa que o efeito do sol é ofuscado pelo efeito de aquecimento.

Existem registos notáveis ​​na Terra do que veio antes, e nós os estudamos extensivamente. Existe uma alta correlação entre a temperatura geral, os níveis de carbono e o nível do mar. A temperatura leva ligeiramente as mudanças de carbono em alguns séculos. Os cépticos gostam de usar isso para enganar o público. Mas esses são feedbacks amplificadores, mesmo que instigados por pequenos efeitos, um ciclo é configurado que se alimenta de si mesmo: mais sol no verão significa que as camadas de gelo derretem, o que significa um planeta mais escuro, o que significa mais aquecimento. Esses feedbacks amplificadores são responsáveis ​​por quase todas as mudanças paleoclimáticas.

Os mesmos feedbacks amplificadores devem ocorrer hoje. As camadas de gelo derreterão, carbono e metano serão liberados. “Não podemos dizer exatamente com que rapidez esses efeitos ocorrerão, mas é certo que ocorrerão. A menos que paremos o aquecimento.”

A visão do futuro
Hansen apresenta dados mostrando que a Gronelândia e a Antártida estão perdendo massa e que o metano está borbulhando do permafrost. Isso não augura nada de bom. Historicamente, mesmo com o nível de carbono atual, o nível do mar era 15 metros mais alto do que é agora. Teremos pelo menos um metro disso neste século.

Teremos iniciado um processo que está fora do controle da humanidade. Não haverá litoral estável, e as implicações económicas disso são devastadoras – para não mencionar a espetacular perda de espécies. É possível que 20-50% de todas as espécies possam ser extintas até o final do século se permanecermos com combustíveis fósseis.

As mudanças já começaram. O Texas, Moscovo, Oklahoma e outras ondas de calor na memória recente foram eventos excepcionais. Há evidências claras de que estes foram causados ​​pelo aquecimento global.

Injustiça intergeracional
O neto de Hansen, Jake, está super entusiasmado: “Ele acha que pode proteger sua irmãzinha de 2 dias e meio. Seria imoral deixar essas pessoas com um sistema climático fora de controle”.

A tragédia é que podemos resolver isso. Isso poderia ser resolvido através da cobrança de uma taxa pelas emissões de carbono, distribuída a todos os moradores. Isso estimularia a economia e a inovação, e não ampliaria o governo. Em vez de fazer isso, estamos subsidiando os combustíveis fósseis em US$ 400-500 biliões por ano em todo o mundo.

Isso, diz Hansen, é uma emergência planetária, tão importante quanto um asteroide a caminho. “Mas nós hesitamos, não tomando nenhuma ação para desviar o asteroide, mesmo que quanto mais esperamos, mais difícil e caro se torna.”

“Agora você sabe um pouco do que eu sei que está me soando para soar este alarme. Claramente eu não entendi essa mensagem. Preciso da tua ajuda. Devemos isso aos nossos filhos e netos”.

Site pessoal

Sem comentários: