sexta-feira, 19 de maio de 2006

Cosméticos = Nanotóxicos + Nanopoluição

....bem vindas as rugas!


Homem grego.Foto de Reida

Bom, amigos....algo que já suspeitava, agora confirma-se: a nanotecnologia, o arauto e expressão máxima dos avanços da nossas sociedade Pós-Industrial e Hiper-Tecnológica, invadindo em grande escala o mercado, ransporta consigo novos riscos para a nossa saúde e meio ambiente e provocará impactos socioambientais novos, num cenário em que terá que ser reformulado toda a vivência dos nossos dias. Um debate urgente. Confirem tudo neste relatório mais recente da FOE- Amigos da Terra , lançado esta semana: Nanomaterials: Small Ingredients, Big Risks
Entre as páginas 20 e 29 está uma tabela muito completa de produtos que contêm nanomateriais altamente tóxicos: COBRE, fulerossomas, fulerenos, ALUMÍNIO, nanoemulsões, óxido de zinco, dióxido titânio, novassomas, nanopartículas feitas a partir de SILICONES e proteínas, DIÓXIDO DE SILICONE,etc...
Entre as páginas 30 a 32, encontra-se vasta bibliografia, sites e outros artigos muito importantes para uma leitura mais atenta.

ALGUNS EFEITOS REFERIDOS:
1.As nanopartículas do óxido titanio e do dióxido de zinco usados em um grande número cosméticos, protectores solares e produtos pessoais do cuidado são FOTOACTIVOS, produzindo radicais livres e causando danos do DNA às células humanas da pele quando exposto ás radiações UV.

2.Os fulerenos do carbono (buckyballs), atualmente sendo usados em larga escala em produtos faciais e moisturizers, forma efectuados testes que mostraram que podem causar danos no cérebro em peixes e têm propriedades bactericidas. Mesmo os níveis baixos da exposição aos fullerenes mostram que são tóxicos para as células humanas do fígado.

3.Os estudos de impacte ambiental dos nanomateriasi que já existem (e são muito poucos) sugerem que os microorganismos e as plantas podem produzir, modificar e concentrar aos nanopartículas que podem ocorrer bioacumução (ou mesmo ocorre bioampliação) ao longo da cadeia alimentar.

Os Amigos da Terra estão bastante preocupados com o que a indústria do nanotecnologia está introduzindo rápidamente nanomateriais potencialmente perigosos em nossos corpos e em nosso ambiente sem estudo adequado científico para se assegurar para que nós compreendamos seus riscos e possamos impedir os danos que ocorrem para a humanidade e o ambiente.

Um elogio às rugas- Canção de António Variações (adaptada pelos Humanos)

Rugas
já começo a ter as primeiras rugas
Rugas
começam-me a nascer as primeiras rugas
Rugas de chorar
Rugas de sorrir
Rugas de cantar, começo a franzir
Rugas de chorar
Rugas de sorrir

Rugas de cantar 
Rugas de sentir

Sem comentários: