segunda-feira, 8 de junho de 2009

ACROS, Fukuoka - um exemplo de edifício ecológico e cultural

Sinto ano após ano um aumento do número de alunos meus que sentem um fascínio pelo Japão. Muito tem contribuído a abundância de animação nipónica nas TV e videojogos. Além disso, é um país que temos tido relações culturais e diplomáticas de grande qualidade. Não resisti hoje dedicar uma postagem pró-nipónica. Podemos reforçar enquanto cidaãos e técnicos a sincronização de causas sociais, ligação Portugal-Oriente e causas ambientais entre os dois povos.
No extinto blogue Um Minuto faz referência a uma obra-prima que simbolizará, a meu ver, essa conjugação de causas comuns : o edifício ACROS.








O edifício
ACROS Fukuoka é dos centros culturais por excelência da cidade de Fukuoka, na ilha de Kyushu, no Japão. No seu interior podemos assistir a concertos, espectáculos,visitar exposições, assistir a conferências, consultar um centro documental, etc. Se é um edifício cujo exterior se afigura visualmente muito apelativo, se atentarmos nas suas funcionalidades mais interessante se torna. No seu telhado/frente os terraços ajardinados contêm cerca de 35 mil plantas representando 76 espécies. Entre outros aspectos esta configuração reduz o consumo energético do edifício pois mantém a temperatura constante e confortável, retém água da chuva, permite a vida de espécies (insectos e pássaros), etc.


Outras postagens sobre Japão no BioTerra




Sem comentários: