terça-feira, 11 de maio de 2004

Estudo reforça teoria do aquecimento global da BBC

Fonte: Nature

Cientistas norte-americanos divulgaram uma nova pesquisa que confirmaria o fenómeno da elevação da temperatura média do planeta.

Satélites dos Estados Unidos descobriram que a temperatura na chamada atmosfera baixa (troposfera) está aumentando em graus semelhantes à da superfície do planeta --uma descoberta que derruba o argumento dos mais céticos em relação às mudanças climáticas.

Os cientistas da Universidade de Washington, em Seattle, e da Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos afirmam ter encontrado um erro fundamental na forma com a qual pesquisas anteriores sobre o efeito estufa interpretavam os dados de satélite relacionados à temperatura atmosférica.

Diferenças

Os dados anteriores sugeriam que a temperatura da atmosfera baixa se mantinha constante, enquanto que somente a da superfície da Terra aumentava.

Os pesquisadores afirmam que, na verdade, os cientistas estavam errados ao interpretarem os dados porque misturavam a temperatura da troposfera com a de camadas mais superiores da atmosfera.

O fato de a temperatura estar variando também na baixa atmosfera, e não apenas na superfície da Terra, reforça a idéia de que o aumento da temperatura média do planeta é provocado pelos seres humanos e não por fenômenos naturais e cíclicos.

Os novos cálculos foram publicados na revista científica "Nature" e resolvem um grande paradoxo na pesquisa sobre as mudanças climáticas.

Protocolo de Kyoto

A interpretação de que os dados de satélite estavam errados, e que o aquecimento global existe e é mais grave do que se imaginava, ocorre em um momento no qual céticos em relação às mudanças climáticas ganham força política.

Os governos dos Estados Unidos, da Rússia e da Austrália --países que emitem grandes quantidades de gases do efeito estufa-- já deixaram claro suas opiniões de que ainda falta muito para o aquecimento global ser comprovado cientificamente.

Esta posição ameaça o Protocolo de Kyoto, que ainda não saiu do papel. O protocolo previa que os países mais industrializados diminuíssem as emissões de gases do efeito estufa.

Sem comentários: