A Rede WWF acolhe a minuta da Declaração de Cancún, sobre converter a conservação e o uso sustentável da biodiversidade numa tendência dominante, e dá as boas vindas à iniciativa do governo mexicano de convidar outros setores para os necessários diálogos do Segmento de Alto Nível (da Décima-Terceira Conferência das Partes – COP-13). A Rede WWF apoia com firmeza as discussões e os compromissos destinados a popularizar a conservação da biodiversidade em todos os setores, de forma eficaz e consistente, para deter a perda da biodiversidade, contribuir com o bem-estar e alcançar um desenvolvimento sustentável para todos.
A Declaração de Cancún sobre a popularização da conservação e do uso sustentável da biodiversidade é um documento útil e oportuno para ajudar a implementar a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa nova agenda integrada para 2030 é um marco bem definido para fazer com que a biodiversidade se torne uma tendência dominante em todos os setores.
A Rede WWF acolhe a adoção de uma abordagem inclusiva e holística do desenvolvimento, embasada no Direito; e insta o estabelecimento de mecanismos e processos apropriados para a participação da sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, mulheres, jovens e grupos vulneráveis para que trabalhem junto com os governos e o setor privado para assegurar a proteção e o uso sustentável da biodiversidade para o bem-estar de todos.
A Declaração de Cancún também deve expressar um apelo urgente à popularização da biodiversidade em todos os outros setores, além dos quatro destacados na Declaração (agricultura, pesca, atividade florestal e turismo).
Sem comentários:
Enviar um comentário