terça-feira, 19 de março de 2013

A (des)organização do sistema de Investigação Científica em Portugal

Mais uma vez atenção ao jornalismo, ambiente e ciência. A situação da Investigação Pura em Portugal está em crise  mas escrever que o Estado gasta 100 milhões em experiências desconhecidas é um erro e uma injustiça. Grave é que só gaste 100 milhões.

Estado gasta 100 milhões em experiências desconhecidas Ionline 26 Jan 2013 
O Ministério da Agricultura tem uma série de centros experimentais e estações agronómicas onde foram investidos milhões mas, apesar do vasto património, poucas entidades, públicas ou privadas, conhecem estes serviços.
Estes pólos de investigação estavam até há bem pouco tempo na esfera do INIA – Instituto Nacional de Investigação Agrária (actual Instituto Nacional de Recursos Biológicos), que, de acordo com alguns ex-ministros da Agricultura contactados pelo i, era dos mais dispendiosos do ministério. Apesar disso, hoje poucos lhes reconhecem relevância no campo da investigação.
Hoje, estes organismos foram reorganizados e ganharam novas dependências, mas um orçamento do INRB relativo a 2010 mostra necessidades financeiras superiores a 100 milhões de euros.
O governo reconhece que os objectivos não estão a ser cumpridos e que falta coordenação entre investigadores e agricultores para trazer competitividade ao sector. Apesar disso, lembra que existem casos de sucesso, alguns deles bastante recentes, em áreas como o arroz, o olival ou a vitivinicultura.[Notícia completa aqui

Sem comentários: