terça-feira, 19 de julho de 2011

Bailado e Ópera e Teatro - porque mais gente devia ter acesso mais democrático a estes espectáculos



INTRO
Roubaram-me o ordenado e a o congelamento da carreira durante anos impediu-me  o sonho que esperava quando progredisse na vida,  de poder assistir a algo que só uma vez vi e que eu amo IMENSO: BAILADO. Se fui ao Teatro conto pelos meus dedos talvez uns cinco a seis vezes e porque algumas delas foi em visitas de estudo . Ao Teatro Rivoli pré e pós Filipe La Feria nunca consegui reunir nem tempo nem dinheiro para os ver.  Umas vezes diziam-me no Teatro São João e Rivoli que os bilhetes já estavam "reservados" . 
Entretanto pediram-me para fazer mais justificações das notas dos meus alunos e das negativas que eles tinham. Pediram-me que precisava de justificar as faltas disciplinares e justificar a minha autoridade. Depois disseram-me que o meu trabalho  de antiguidade se convertia em trabalho não lectivo, esperando horas vazias na escola porque os alunos não querem o apoio, pois dizem-me que os pais pagam em explicaodores fora. Pediram-me para ser formador profissional (ficava mais barato ao Estado) e dar aulas aos CEF e CNO. Entretanto pediram-me que tinha que reunir-me mais vezes fora de horas, algumas até às 21.30. Depois o meu salário ficou congelado (a bem nacional, disseram-me) mas já há mais de 6 anos que não tem subido de acordo com o custo de vida (que eu não contribui uma migalha de parte para esse aumento da dívida pública). Dizem e baptizaram a todos os portugueses que o trabalho deixou de ser um bom negócio . Desde 1987 o que está a dar é a precariedade. Entretanto que o que  importa é o "tempo de qualidade" com os filhos, 15 minutos é o suficiente, que na  cozinha basta 1euro e  5 minutos. Também o que está a dar é ter  2 e 3 empregos  e mesmo assim sobreendividar a  família. e aumentar o número de divórcios. E o meu país..que se lixe: a vida é para curtir  agora! Também o que está a dar é descredibilizar os sindicatos e os funcionários públicos, mas descredibilizar  as empresas de rating nunca (apenas se mecherem nos bolsos dos "intocáveis"- esses sonsos). Dizem-me que o spread vai aumentar, o IVA vai aumentar, os custos médicos vão aumentar e...portanto e por tudo isto, lá adio os espectáculos de bailado.


O bailado é universal, a linguagem é própria e de elevada espiritualidade e elevação efémera, lúdica ou intemporal, firme e sólida , mas sempre construtiva de novas abstrações e de esforço físico e suor transmutados em paixão, amor, não-violência e/ ou guerra, do ódio, da revolta, da compaixão- sentimentos universais.
O bailado e seus espectáculos então deviam ser mais democratizados. Constituem uma purga de todos os demónios de um dia a dia por vezes cinzentão...nessa hora e meia ou duas perfigura-se um relaxamento e uma revigoração pela Esperança de que o Alvorecer será do Perdão, de Ser Maior e da Decência. Uns acreditam nessa propriedade e corajosos destacam-se do rebanho de políticos, pescadores, dos hackers, financeiros,  autarcas,  investigadores, pedreiros, vendedores, engenheiros e canalizadores e não a abdicam dos demais e fazem trazer/atrair até eles mais companheiros nessa viagem. Obrigado aos meus leitores que me visitam. Fazem acreditar nessa Propriedade e aumentar o seu Território e Tempo.

1 comentário:

Ver em : disse...

Concordo contigo, mas para quem gosta muito de bailado , dança ou música ainda pode aproveitar a esta oportunidade de ver a custo zero duas grandes peças :

http://www.portaldocidadao.pt/NR/rdonlyres/4EFF0451-C089-4698-ABE5-61775AAEE07E/0/Programacao_Festival_ao_Largo.pdf

Um abraço.
Gostei muito desse excerto da Pina Bausch.