quarta-feira, 12 de maio de 2010

Retalhos da vida de um Professor

Demorava uma hora desde a minha casa até à Escola Básica de Alpendorada. Terras de gente do granito e da recolha de areia do Tâmega. Todos os fins de semana tinha de lavar o carro, pois havia sempre camiões carregados de areia retirada do rio. Era um pavor encontrá-los principalmente no regresso a casa, demorava mais tempo e chegava mais tarde do que previsto. As aulas eram quase todas da parte de tarde. 

Tinha de sair de casa sem almoçar. Almoçava num café perto da Escola. 

Um dos episódios mais marcantes foi a reacção dos alunos num das aulas de Ciências Naturais de 7º ano. Tinha então explicado as teorias heliocêntrica e geocêntrica e falei como se fosse uma história. Julguei que os meus alunos estavam a compreender a matéria. Mas sentia um incómodo nas suas respostas. Gaguejavam e não pareciam acreditar nas respostas correctas. Depois de concluir este assunto, nas aulas seguintes mostrei-lhes um vídeo do Carl Sagan sobre o Sistema Solar. Qual não foi o meu espanto que muitos alunos se indignaram comigo e com as imagens do vídeo. Disseram-me em uníssono que aquilo não era verdade, que é o Sol que gira em trono da Terra e que o Homem nunca foi à Lua. O mesmo aconteceu com as duas outras turmas. Dava 7º e 8º anos. Fiquei apreensivo e preocupado. Afinal tudo o tinha leccionado atrás voltou à estaca zero. 

No intervalo fui ter com o Presidente do Conselho Executivo contar o que se passou. Ele era do meu grupo. Justificou que os alunos muitos andavam na catequese. Disse para eu não me ralar muito. Mas eu não me calei. Quis saber o nome do padre e quis marcar uma reunião com ele. E assim foi. 

Nesse dia fui ainda mais cedo, porque a reunião seria de manhã. Bati à porta e encontrei o padre e para minha surpresa era novo, mais ou menos 35 anos. Mandou-me sentar e perguntou-me o motivo desse encontro. Respondi que 60 alunos não acreditavam que o Homem fosse à Lua. E indaguei o que estão a dizer na catequese. Retorquiu-me que Deus é o criador do Mundo. 

Não, disse eu, a Ciência mostra que que houve um Big Bang, toda a energia e matéria foi-se dissipando e por arrefecimento formando grupos de galáxias, depois com a expansão e mais arrefecimento se formaram as galáxias e nelas, estarão sistemas planetários girando em torno de uma ou duas estrelas no máximo. Ouviu-me com atenção e respondeu-me que a Fé acredita em quem quer. Informei-o que as catequistas estavam a informar mal os meninos pois eles acreditam mais no Padre que em mim. 

Pronto, não havendo diálogo possível, pedi-lhe pelo menos revisse com as catequistas que o Homem foi mesmo à Lua e que é a Terra que gira em torno do Sol. Assim facilitaria o trabalho dos professores e que a Igreja já tinha perdoado a Galileu. 

Sem comentários: