sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ecogastronomia: Biodiversidade em Palavras, Imagens e Música




Missão do movimento Slow Food ou Ecogastronomia

1.Defesa da biodiversidade
Pretende-se desfrutar de excelentes alimentos e bebidas em conjunto com esforços para proteger os diversos grãos, vegetais, frutas e produtos animais tradicionais que estão desaparecendo em prevalência dos alimentos produzidos por agro-negócios. Slow Food pretende proteger o património culinário e criou uma fundação voltada para a biodiversidade.

2.Educação do sabor

Slow Food ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita.

3.Ligação entre produtores e co-produtores

Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade.

Criticismo
Críticos da organização alegam que este é um movimento elitista, visto que desencoraja maneiras alternativas baratas de preparar os alimentos. Slow Food responde que trabalha em prol da produção e consumo locais que no final tornariam-se mais baratos por depender menos de transporte e de tecnologia e produtos químicos para conservação dos alimentos. O Slow Food discute de modo mais aprofundado qual é o real custo do alimento, questionando por exemplo, qual o custo ambiental dos alimentos produzidos em escala industrial, e defendendo que os agricultores e produtores devem ser bem remunerados pelo seu trabalho.
[Tradução e ler mais em Slow Food]


Sem comentários: