domingo, 20 de junho de 2021

Ainda Ronaldo e a Coca-Cola



Por João Mendes
Gostei de ver a UEFA a sair em defesa da Coca-Cola, na sequência da ronalidice a que assistimos há dois dias. Até porque nem todos se podem dar ao luxo de cuspir no prato onde comeram, como fez Cristiano Ronaldo.
Por causa deste episódio, fui espreitar os patrocinadores oficiais do Euro 2020. E descobri que pelo menos um terço das empresas patrocinadoras são geridas por oligarcas e directamente controladas por um regime totalitário:
Qatar Airways: a companhia aérea de um regime absolutista, cuja Constituição se baseia na Sharia, onde o testemunho de uma mulher em tribunal vale metade - literalmente - do testemunho de um homem, e onde se aplicam penas como a flagelação ou a lapidação. Direitos humanos? Que se fodam os direitos humanos.
Gazprom: empresa energética do regime russo, gerida por um oligarca que come na mão de Vladimir Putin, de seu nome Aleksej Miller. É também um dos principais patrocinadores da Liga dos Campeões. Como se o dinheiro do futebol europeu não fosse já suficientemente sujo.
Hisense: tecnológica chinesa, dona da Lenovo e da Xiaomi, controlada pelo regime de partido único chinês. Tem tentáculos no Schalke 04, na NASCAR, em provas organizadas pela Red Bull e já patrocinou, anteriormente, o Euro 2016 e o Mundial de 2018. Na volta também tratam da "segurança" destes eventos.
Tiktok: rede social chinesa, "propriedade" de Zhang Yiming, um empresário que é o 13° mais rico da China. Vassalo de Xi Jinping, a sua ByteDance, casa-mãe do Tiktok, é suspeita de ser uma fachada para um sistema de vigilância internacional do regime chinês, alimentada pela cortesia dos milhões de utilizadores do Tiktok.
Sorte desta malta, nenhuma destas empresas está sediada em Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte, os três únicos regimes ditatoriais que o Ocidente democrático não tolera. Todos os restantes torturadores, lapidadores e assassinos são bem vindos e neoliberalíssimo capitalismo cá os espera, de braços e pernas bem abertas. Pelo preço certo em euros, tudo se resolve. Que role a bola.

Sem comentários: