segunda-feira, 25 de outubro de 2021

É da U.Porto a melhor tese de doutoramento do ano em Ecologia



A investigadora Vanessa Mata, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), e antiga estudante da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), é a vencedora da edição 2021 do Prémio de Doutoramento em Ecologia – Fundação Amadeu Dias, atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) ao autor da melhor tese de doutoramento naquela área, apresentada em Portugal durante o ano anterior.

Desenvolvido no âmbito do doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução da FCUP, o trabalho agora premiado – com 3 mil euros – consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta de metabarcoding aplicável no estudo das interações entre espécies.

“O metabarcoding funciona como um código de barras de DNA (ou RNA) que permite a identificação simultânea de muitas espécies dentro da mesma amostra. A vantagem de usar uma ferramenta do tipo metabarcoding é usar DNA (ou RNA) de vários organismos diferentes provenientes de uma amostra global”, destaca a SPECO em comunicado.

Com a utilização desta ferramenta molecular, a aluna e investigadora da U.Porto conseguiu detetar variações subtis, intra- e inter-específicas, na dieta de morcegos, o que lhe “permitiu a descrição da primeira rede de interações predador-presa entre morcegos e pragas agroflorestais”.

A utilização desta ferramenta científica tem elevada relevância do ponto de vista aplicado ao permitir “identificar espécies de morcegos cuja presença pode ser favorecida para intensificar o controlo de pragas”. Já do ponto de vista da biodiversidade, “chama a atenção para a importância de conservar comunidades diversas de vertebrados em paisagens multifuncionais”, nota a SPECO.

Para além de Vanessa Mata, a edição deste ano do Prémio de Doutoramento em Ecologia – Fundação Amadeu Dias distinguiu ainda os trabalhos dos investigadores Miguel Baptista do Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Tiago Morais, do Centro de Investigação Marinha, Ambiente e Tecnologia (MARETEC) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, segundo e terceiros classificados, respetivamente.

Os três investigadores vão receber os respetivos prémios durante o 20.º Encontro Nacional de Ecologia (2 a 4 de dezembro, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), ocasião em que terão a oportunidade de apresentar os respetivos trabalhos.

Ao todo, a edição deste ano Prémio de Doutoramento em Ecologia – Fundação Amadeu Dias recebeu 20 candidaturas elegíveis, de doutorados com teses defendidas nas Universidades de Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Nova de Lisboa, Porto e Trás-os Montes e Alto Douro.

Fonte: UP

Sem comentários: