terça-feira, 6 de março de 2007

Euronatura e Índice ACGE


Euronatura

A EURONATURA - Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado é uma organização sem fins lucrativos equiparada a organização não-governamental de ambiente, especializada em investigação em ciência, política e direito de ambiente, particularmente no respeitante a matérias de cariz internacional.
Fundada em 1997, a EURONATURA tem desenvolvido o seu trabalho em 3 grandes áreas programáticas fundamentais: Ciência e Política das Alterações Climáticas; Águas Internacionais e Economia e Ambiente.As suas actividades incluem, entre outros projectos, participação, no projecto Climate Change in Portugal: Scenarios, Impacts and Adaptation Measures – SIAM I; dinamização do “Índice de Alterações Climáticas e Gestão de Empresas (ACGE)” e do Fórum Português Pós-Quioto (FPPQ); promoção de gestão partilhada de bacias hidrográficas partilhadas, com Espanha, através dos projectos “Ondina” e “IberAqua”, e mais recentemente através do Projecto “Aquastress”; aumentar a consciência do público relativamente às ligações entre a economia e o ambiente, por um lado, monitorizando e promovendo a reforma e introdução de boas práticas das Agências de Crédito à Exportação (Projecto Eca-Iberia), da Banca Privada e de outras Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) e, por outro, através de um projecto sobre “Subsídios Ambientalmente Perversos”.



Índice ACGE consiste na construção de um ranking que permita avaliar o desempenho de um conjunto seleccionado de empresas portuguesas (cobertas e não cobertas pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão) quanto ao seu comportamento face às alterações climáticas. A apreciação baseia-se na definição de um conjunto de indicadores, adaptados da metodologia utilizada pelo Investor Responsibility Research Center (IRRC), parceiro nesta proposta, na elaboração dos relatórios “Corporate Governance and Climate Change: Making the Connection” (edições de 2002 e 2006), para o Coalition for Environmentally Responsible Economies (CERES). Este projecto é já uma segunda edição do desenvolvido no ano anterior (ACGE 2004) e continuará a ter a aplicação que foi conseguida o ano passado, para consumidores, investidores, fornecedores e público em geral, que assim continuarão a dispor de uma ferramenta que lhes permite uma escolha mais informada quanto a esta temática. Em particular, o índice constitui uma boa ferramenta para os gestores de empresas, na medida em que podem comparar a respectiva empresa com as concorrentes directas e agir em conformidade, tornando-se desta forma um instrumento de sensibilização por excelência.

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