terça-feira, 30 de junho de 2020

Exposição Ambiental aos PFAS e Envelhecimento Ovariano Acelerado

Numa amostra nacional de mulheres americanas entre 40 e 50 anos, aquelas com altos níveis séricos de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) provavelmente entrariam na menopausa 2 anos antes do que aquelas com baixos níveis desses produtos químicos.

Ou seja, a idade média da menopausa natural foi de 52,8 anos contra 50,8 anos em mulheres com níveis séricos altos e baixos desses produtos químicos em uma análise de dados de + de 1100 mulheres no Estudo da Saúde da Mulher na Nação (SWAN). Estudo de Poluentes (MPS), que excluiu mulheres com menopausa prematura (antes dos 40 anos) ou menopausa precoce (antes dos 45 anos). "Mesmo a menopausa, alguns anos antes do habitual, poderia ter um impacto significativo na saúde cardiovascular e óssea, na qualidade de vida e na saúde geral em geral entre as mulheres"

PFAS não se decompõem no corpo, aumentam com o tempo

Os PFAS têm sido amplamente utilizados em muitos produtos industriais e de consumo, como panelas antiaderentes, tapetes repelentes a manchas, capa de chuva à prova d'água, sacos de pipoca de microondas e espuma de combate a incêndios, diz o estudo.

Estes foram apelidados de "produtos químicos para sempre" porque não se degradam. A água da casa para cerca de 110 milhões de americanos (1 em cada 3) pode estar contaminada com esses produtos químicos, de acordo com um comunicado de imprensa da Endocrine Society. "Os PFAS estão por toda parte. Uma vez que entram no corpo, eles não quebram e se acumulam com o tempo" "Devido à sua persistência em seres humanos e efeitos potencialmente prejudiciais à função ovariana, é importante aumentar a conscientização sobre esse problema e reduzir a exposição a esses produtos químicos."

A menopausa antecipada foi associada a um risco aumentado de doença cardiovascular, osteoporose e mortalidade cardiovascular e geral + precoce, e a exposição ambiental pode acelerar o envelhecimento ovariano.

O PFAS, especialmente os tipos + estudados - ácido perfluorooctanóico (PFOA) e ácido perfluorooctanossulfônico (PFOS) - são substâncias químicas desreguladoras endócrinas.

Sem comentários: