domingo, 23 de outubro de 2022

Documentário Histórico- "Silent Spring" com Rachel Carson (1962)

Para cada praga de um inseto, existem 1.700 insectos benéficos [link]


O início humilde da Agência de Proteção Ambiental durante uma época em que não havia proteção contra o despejo ilegal de resíduos, poluição do ar e da água e fábricas de produtos químicos que produziam pesticidas que prejudicam o ecossistema da Terra - incluindo todos os seres humanos.

O tema predominante de Primavera Silenciosa é o efeito poderoso – e muitas vezes negativo – que os humanos têm no mundo natural. O principal argumento de Carson é que os pesticidas têm efeitos prejudiciais ao meio ambiente; ela diz que esses são mais propriamente chamados de "biocidas" porque seus efeitos raramente se limitam às pragas-alvo.

O DDT é um excelente exemplo, mas outros pesticidas sintéticos – muitos dos quais estão sujeitos a bioacumulação – são examinados. Carson acusa a indústria química de espalhar desinformação intencionalmente e os funcionários públicos de aceitar reivindicações da indústria de forma acrítica.

A maior parte do livro é dedicada aos efeitos dos pesticidas nos ecossistemas do mundo natural, mas quatro capítulos detalham casos de envenenamento humano por pesticidas, cancro e outras doenças atribuídas a pesticidas. Sobre o DDT e o desenvolvimento do câncer nas células.

O livro documentou os efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente – principalmente sobre as aves – do uso indiscriminado de pesticidas. Carson acusou a indústria química de espalhar desinformação e os funcionários públicos de aceitar as reivindicações da indústria sem questionar.

No final da década de 1950, Carson voltou sua atenção para a conservação, especialmente os problemas ambientais que ela acreditava serem causados ​​por pesticidas sintéticos. O resultado foi Silent Spring (1962), que trouxe preocupações ambientais para o público americano.

Silent Spring foi recebida com feroz oposição por empresas químicas, mas estimulou uma reversão na política nacional de pesticidas, levou a uma proibição nacional do DDT para usos agrícolas e inspirou o Movimento Ambiental que levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

Sem comentários: