quarta-feira, 27 de outubro de 2021

«Coleção Botânica em Português» disponível gratuitamente, a partir de hoje, no site da Imprensa Nacional



A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica publicam a primeira grande coleção de Botânica em Língua Portuguesa — «Botânica em Português» —, numa edição conjunta com a Imprensa Nacional, inserida nas publicações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Esta é uma coleção que pretende divulgar a Ciência Botânica, numa abordagem completa e rigorosa, dando a conhecer o admirável mundo das plantas nas suas diversas vertentes.

A cerimónia de apresentação pública da coleção teve lugar na tarde de sexta-feira passada, dia 8 de outubro, pelas 17 horas, na Estufa Fria de Lisboa (Parque Eduardo VII), onde foram apresentados os volumes que integram a coleção.

A partir de hoje a coleção fica também disponível para leitura e descarga gratuitas no site da Imprensa Nacional, em www.imprensanacional.pt, numa verdadeira missão de serviço público.


A coleção «Botânica em Português», escrita por um conjunto alargado de botânicos portugueses, aborda os principais desenvolvimentos contemporâneos da Biologia das Plantas, desde os temas fundamentais, como a Morfologia, a Sistemática e a Evolução, até à caracterização da flora e dos ecossistemas de Portugal, terminando na Conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Fazem já parte da coleção os títulos:

Guia de bolso da Flora de Portugal Continental

Guia da Flora de Portugal Continental

Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental (tomo I e II)

A Vegetação em Portugal

Sistemática das Plantas Vasculares

Evolução das Plantas

Estrutura e Biologia das Plantas


Ao disponibilizar gratuitamente, em formato digital, títulos do seu catálogo editorial, a Imprensa Nacional pretende ser um veículo para a democratização do acesso à cultura e à leitura, reforçando assim a sua missão de serviço público e refletindo o posicionamento mais atual e contemporâneo da instituição que conta já com mais de 250 anos de existência.

Sem comentários: