quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Decrescimento: do Mito da Abundância à Simplicidade Voluntária


Diante do colapso do sistema socioeconómico devido à crise ambiental e de recursos que o planeta está a passar, um novo movimento social está a montar uma alternativa sustentável que tem em conta os limites do planeta. Professores, economistas, engenheiros e filósofos participam neste importante movimento em países como França, Itália, Espanha, Reino Unido ou Canadá.

Há pouco mais de um ano publiquei aqui no blogue um texto sobre teoria do decrescimento económico, a propósito de um livro de Serge Latouche: Decrescimento económico - Uma proposta revolucionária.
 
Há cerca de um mês a RTP1 exibiu um documentário que aborda o mesmo tema e onde Serge Latouche participa como um dos especialistas entrevistados no documentário. O documentário "Decrescimento: do Mito da Abundância à Simplicidade Voluntária", da autoria de Luís Picazo Casariego e Manu Picazo Casariego, está disponível no youtube e pode ser visto devidamente legendado e com narração em português.
 
Numa altura em que os EUA põem em causa os acordos ambientais de Paris as teorias do decrescimento parecem ser ainda mais revolucionárias, mas será que temos alternativa? Como poderemos resolver o problema do excesso do consumo de recursos naturais, que exaurem o planeta a um ritmo superior à sua capacidade de renovação? Como poderemos fazer para manter o nosso nível de vida, especialmente se os países mais pobres atingirem o nível de consumo dos países mais ricos?

Sem comentários: