segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Darwin e as minhocas. Solo e Húmus

Caricature of Charles Darwin’s theory of evolution from 1882.
The image was published in a Punch almanac after Darwin released
 "The Formation of Vegetable Mould through the Action of Worms"

Darwin e as minhocas.
Solo e Húmus.
Revisitando a História da Ciência.
Se todas as crianças tivessem oportunidade de seguir os seus instintos naturais, estudar, aperfeiçoar e pôr os seus talentos pessoais e verdadeira vocação ao serviço da Humanidade, talvez o mundo fosse um lugar melhor. Não haveria depressão e todos se poderiam complementar nas sociedades e comunidades do planeta. 
Num mundo ideal todos saberíamos o propósito da nossa existência e poderíamos ser felizes fazendo e trabalhando naquilo que gostamos e sabemos fazer melhor.
Este exemplo é claro um caso extremo, mas que se repete nos dias de hoje:
"Charles Darwin (1809–1882) was fascinated by earthworm behaviour. He tested their intelligence, food preferences and sensitivity to noise, light and sound.
His father remarked, “You care for nothing but shooting, dogs, and rat-catching and you will be a disgrace to yourself and all your family.”
Não só o pequeno Charles não foi "a desgraça da família", como revolucionou a Ciência, o pensamento das Ciências da Terra, da Vida e da Saúde (Medicina, Psicologia, etc). Introduziu o conceito do ancestral comum de todos os seres vivos na "Árvore da Vida" e propôs um mecanismo para explicar a transformação das espécies ao longo da História da Vida na Terra = Evolução Biológica. Note-se que Evolução em Biologia nada tem a ver com ideias de "aperfeiçoamento" ou "melhoramento" das espécies, mas sim com a sua Adaptação às mudanças no habitat, e com a capacidade de sobrevivência das populações, de modo a poderem deixar descendência fértil e viável num planeta em permanente mudança. 
Com Darwin começámos a perder a ilusão de sermos deuses na Terra.
É pena que só a comunidade científica, e outros grupos com ética, humildade e conhecimento, compreendam o verdadeiro papel de responsabilidade acrescida que temos relativamente à vida das restantes espécies, a diversidade biológica, ou biodiversidade, da qual dependemos para sobreviver e ter o conforto que hoje temos nas nossas casas.

Artigo: Charles Darwin and earthworms

Sem comentários: