segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

O impacte ambiental da maior árvore de Natal (metálica) da Europa...


Na nossa sociedade, o Natal adquire contornos de uma verdadeira fúria consumista onde os valores que a ele presidem se encontram já distantes do seu significado original. A gravidade da situação, para além da deturpação de uma festa originalmente filiada nos valores da partilha, fraternidade e amor, reside no facto de que esse consumo possui aos mais diversos níveis – nomeadamente ecológico e social – repercussões extremamente nefastas, onde se podem referir como exemplo as toneladas de resíduos inutilmente produzidos ou a emissão de gases com efeito de estufa.
Em Portugal, os interesses comerciais aliam-se a esta febre consumista, aproveitando esta época festiva para apostarem numa publicidade reforçada. Aqui se incluem iniciativas como o nevão no Marquês de Pombal, do grupo BES, ou a maior árvore de Natal (metálica) da Europa, na Praça do Comércio, patrocinada pelo Millenium BCP.
O GAIA fez uma estimativa do impacte da "árvore" em termos de emissões de gases com efeito de estufa. Como é sabido, Portugal está longe de conseguir alcançar os compromissos de Quioto e será obrigado a pagar uma elevada factura, através da aquisição de emissões a outros países, para não cair em incumprimento. A estrutura de 180 toneladas de ferro da árvore tem incorporadas 26 toneladas de CO_2 eq. na sua produção. A isto se acrescem 132 toneladas de CO_2 das emissões do gerador associadas a um consumo de cerca de 50 mil litros de gasóleo e à produção de 464100 kWh de energia eléctrica para a iluminação da árvore - o correspondente ao consumo de aproximadamente 170 lares com um agregado de 3 pessoas num ano.
O total das emissões - 158 toneladas de CO_2 equivalente - irá contribuir para o aumento das emissões do nosso país e, como tal, irão engordar a factura que teremos que pagar pelo nosso incumprimento. Com a tonelada de carbono a 23 €, este capricho comercial e publicitário do Millenium BCP, deixa uma dívida de cerca de 3650 €, que terá que ser paga por todos os portugueses.
A estas emissões há que acrescentar todo um conjunto de impactes ambientais e sociais decorrentes da exploração de petróleo para o gerador e da exploração mineira para a estrutura. Esta exploração contribui para a destruição de comunidades locais e para a degradação ambiental em países do Sul, sendo geradora de uma dívida ecológica de Portugal para com esses países.
No seguimento das iniciativas do Dia Sem Compras e do Econatal, o GAIA opõe-se a práticas que promovam o consumo e que contribuam para a degradação ambiental e social para fins meramente comerciais. O GAIA promete combater este tipo de iniciativas comerciais natalícias e irá agir de forma criativa e não violenta contra futuros monstros do Natal, promovendo práticas mais ecológicas, mais humanas e menos consumistas.





PARABÉNS

Ao Ondas e Estrago da Naçãopelo 2º Aniversário!
À
     Campo Aberto, pelo 5ºAniversário!

Sem comentários: