sexta-feira, 19 de março de 2021

Música do BioTerra- La Lhoba


O ROMANCE DE "LA LOBA PARDA"
"La Loba Parda" é um romance popular de autor desconhecido, reproduzido e transmitido oralmente pelos pastores desde tempos imemoriais (sabe-se que no século XVI já era velho).
Pensa-se que terá surgido, primeiramente, na Extremadura, tendo-se difundindo com o passar do tempo por todos aqueles lugares onde se praticava a transumância (os cabaneiros de transumância transmitiram-na aos companheiros de outras regiões).
Chegou nomeadamente a Portugal, onde se regista uma variante do romance, conhecido como "Romance da Lhoba" (é cantada entre a comunidade pastoril de Miranda do Douro mas é possível que seja conhecida em outros lugares onde culturalmente se acolheu a transumância no passado).
Tradicionalmente cantado nas noites de véspera de Natal (principalmente em Espanha), este extraordinário cântico cultural recorda-nos constantemente a história conflituosa entre o Homem/Lobo na península ibérica.
Pessoalmente penso que este romance tem ainda um caráter de ensino/alerta entre a comunidade pastoril. Alerta para a importância de se utilizarem cães de gado na defesa dos rebanhos e sobretudo um alerta para a importância de NUNCA, NUNCA deixar-se o rebanho desprotegido sob pretexto algum.
Isto porque, se ouvirem bem o relato final do pastor do vídeo que vos deixo aqui em baixo, ele deixa bem claro que a loba parda acabou por morrer mas que morreu vingada.
E morreu vingada porquê? Porque quando o pastor voltou à malhada com os seus 6 mastins descobriu que o resto da alcateia tinha aproveitado para atacar e ferir o rebanho com mortandade (técnica do isco).
Assim, e de forma curiosa, este romance termina com o louvor e o reconhecimento da genialidade e sabedoria do lobo....e mostra claramente que nesta guerra não há vencedores, apenas vencidos.
Lemuel Silva, 2021


Sem comentários: