It came from the skies
It burst throught the gates
With no mercy or disguise
With their hearts set out in flames
I know I've seen the master plan
Well I'm just a man
I'm not giving in
All the people understand
For they all fell down and prayed
I know I've seen the master plan
They've killed the president
It came from the skies
In all shades of green
We can always justify
We can measure up your dreams
I know I've seen the master plan
They've killed the president
I'm just a man
Autoridades e Democracias....andamos um pouco à volta deste binómio, todos os dias....e todos os dias somos políticos e somos economistas....não é verdade?
Para mim é fácil definir quem são os Grandes Portugueses:
são os CIDADÃOS Aqui e do Mundo....
Portugueses com uma dinânica mais ou menos visível, que para além da gestão complexa e complicada do seu dia-dia comum, se debruçam e se interessam pelos problemas da sua região, do ambiente, do bem estar da sociedade, etc.....e precisamos de mais gente participativa.....precisamos de cidadãos.....
Não é mentira nenhuma se disser que ninguém é de ninguém....que adultos devem assumir suas responsabilidades....mas...sabemos e como vivemos também os reversos: as ausências de civismo, a inacção, a irreflexão...a falta do EXEMPLO.Os efeitos da mentira construída e da desinformação, a cópia e a insistência em modelos insustentáveis...a dificuldade e aversão a certas mudanças.....
Creio nos não-desistentes.Creio na perseverança.Creio nos modelos Ecosolidários, porque deles nascem recompensas muito gratificantes como um novo sorriso, um novo abraço e/ou de uma paisagem que se soube conservar para gerações vindouras!!!!
Mas mais importante neste século XXI: precisamos de uma ideia mobilizadora social.Creio e apostaria na ideia de auto-responsabilidade e de hetero-avaliação de todos e das estruturas e dos poderes que nos representam.....Creio num mundo mais na base de QUALIDADE de vida e não tanto na QUANTIDADE de produção....Creio na participação cívica e SOBRETUDO (e daí para mim ser o GRANDE PORTUGUÊS) que se insista no MODELO DE ABRANDAMENTO: é preciso dize-lo nos sítios certos- nas assembleias municipais, nos nossos empregos, nos tribunais, nos hospitais, aos governantes: precisamos de ABRANDAR....e assumir esse compromisso colectivo. Mais Paz entre todos os seres vivos, numa Terra Viva e livre (que implica justiça).
Leituras:
Guia Ambiental do Cidadão
Libertar os animais, reumanizar a vida
Cidadania Ecológica
A paridade entre homens e mulheres
MAC -MÉTODO ABERTO DE COORDENAÇÃO PARA AS POLÍTICAS DE PROTECÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
SITE/SÍTIO Recomendado (em inglês)
How to live slow? Slow movement - Movimento do Abrandamento
Sem comentários:
Enviar um comentário