domingo, 5 de fevereiro de 2023

Desigualdade Climática

Os 50% mais pobres da população mundial contribuem com 12% das emissões globais, mas estão expostos a 75% das perdas relativas de rendimento devido às alterações climáticas, enquanto possuem apenas 2% da riqueza mundial.

The bottom 50% of the world population contributes to 12% of global emissions but is exposed to 75% of relative income losses due to climate change while owning just 2% of world wealth.


A crise climática começou a perturbar as sociedades humanas, afetando severamente os próprios fundamentos da subsistência humana e da organização social. Os impactos climáticos não são distribuídos igualmente em todo o mundo: em média, os países de baixo e médio PIB sofrem impactos maiores do que seus equivalentes mais ricos. Ao mesmo tempo, a crise climática também é marcada por desigualdades significativas dentro dos países. Pesquisas recentes revelam uma alta concentração de emissões globais de gases de efeito estufa entre uma fração relativamente pequena da população, que vive em países emergentes e ricos. Além disso, a vulnerabilidade a inúmeros impactos climáticos está fortemente ligada ao PIB e à riqueza, não apenas entre os países, mas também dentro deles.

O objetivo deste relatório é duplo. Em primeiro lugar, procura lançar luz sobre essas várias dimensões da desigualdade climática numa análise sistemática e detalhada, com foco em países de baixo e médio PIB  em particular. Em seguida, baseia-se nessas percepções, juntamente com trabalho empírico adicional e entrevistas com especialistas, para sugerir caminhos para a cooperação para o desenvolvimento, e políticas tributárias e sociais que combatem as desigualdades climáticas em sua essência.

Sem comentários: