segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

MUHAMMAD YUNUS - o banqueiro dos pobres

Professor Muhammad Yunus, vencedor do 2006 Nobel Peace Prize. Dr. Yunus trabalha para retirar milhões de pessoas da pobreza. 


DISCURSO DO PROF. MUHAMMAD YUNUS (extracto) Cerimónia de entrega do Prémio, 10 Dezembro 2006 
As empresas sociais serão um novo tipo de negócio introduzido no mercado com o objectivo mudar o Mundo. Os investidores de uma empresa social poderiam ver o retorno do seu investimento na empresa, mas não os dividendos. Os lucros seriam reinvestidos na empresa de forma a aumentar o seu raio de acção e melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços. A empresa social será uma empresa onde não haverá lugar a perdas ou ganhos. Uma vez feito o reconhecimento jurídico das empresas sociais, muitas das actuais empresas avançarão para a criação de empresas deste tipo, que se juntarão à sua actividade inicial. Muitos activistas do sector não lucrativo acharão também que esta é uma opção interessante. Contrariamente ao que acontece no sector não lucrativo onde é necessário angariar donativos para poder continuar a actividade, a empresa social é auto-suficiente e gera fundos para crescer, uma vez que é uma empresa onde não há perdas. A empresa social entrará num tipo próprio de mercado de capitais, para angariar capital. A juventude do Mundo inteiro, particularmente a de países ricos, achará atraente este conceito de empresa social, porque lhes dará a oportunidade de, usando o seu talento criativo, ser diferentes. Muitos jovens, hoje, sentem-se desmotivados, porque não encontram desafios que valham a pena, que os entusiasme dentro do actual Mundo capitalista. O socialismo deu-lhes um sonho por que lutar. Os jovens sonham em criar o seu próprio Mundo perfeito. Praticamente todos os problemas sociais e económicos do Mundo podem ser abordados por empresas sociais. O desafio está em inovar os modelos de negócio e aplicá-los para produzir os efeitos sociais desejados de forma rentável e eficiente. Saúde para os pobres, serviços financeiros para pobres, tecnologia de informação para pobres, educação e formação para pobres, marketing para pobres, energias renováveis – tudo isto são áreas interessantes para o negócio social. 

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