segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Não consigo dormir com esta ferida

Acordamos e deitamo-nos com o céu constantemente toldado de nuvens cinzentas em consequência dos inúmeros incêndios nos últimos dias em volta do Porto- Valongo, Paredes, Gondomar e Penafiel...
Todos nós estamos a ver o País de Norte a Sul a arder e outros portugueses estão a viver a angústia de perder os seus haveres....é uma ferida aberta!
À cidade chegam-nos os fumos, uma luz estranha do Sol que não é a luz clara e plena do Verão, o ar fica irrespirável e as cinzas espalham-se pelos jardins,pelos passeios, entram nas nossas casas.
Anos que vivemos sempre esta tragédia, os meios de combate e de prevenção já deviam existir, os cidadãos deviam ser mais sensíveis ao ordenamento territorial e onde está a valorização da floresta???
Mais de 140 mil hectares de mato e de floresta ardidos!!Parques naturais foram atingidos: a Serra da Estrela, o Alvão e novamente os parques da Arrábida e Montesinho.
Srs. Ministros só culpa do calor e da seca???
Impossível ignorar, impossível estar indiferente a este avanço da desertificação e delapidação do património agroflorestal sem apuramento de responsabilidades e uma verdadeira politica florestal.

Sem comentários: