terça-feira, 16 de maio de 2023

Curta-metragem: A Serra de Agostinho - Agostinho’s Mountain



Agostinho Pimenta, nome de baptismo de Frei Agostinho da Cruz, nasceu em Ponte da Barca, no Alto Minho, a 3 de Maio de 1540. Permaneceu durante mais de quarenta anos, como frade ingresso, no Convento de Santa Cruz, em Sintra, onde fez o seu noviciado e professou. Mais tarde, passou pelo Convento de São José de Ribamar, em Algés. Em 1605, pôde, finalmente, rumar para a sua amada Serra da Arrábida, onde viveu como eremita, em completa reclusão, numa cela mandada construir pelo Duque de Aveiro, seu amigo e protector. Na sua bendita Serra levou uma vida de despojamento e pobreza, rezando, meditando, escrevendo, numa comunhão total com a beleza celestial da Arrábida e em entrega total a Cristo.

A sua obra  poética de  está cheia de menções à Serra da Arrábida, em muitos sonetos, elegias e éclogas. Na Serra, lugar tão fora do mundo e tão próximo de Deus, Frei Agostinho anteviu o paraíso e os versos brotavam-lhe naturalmente, como água cristalina de nascente. 

A sua vida na Serra da Arrábida era muito frugal. Mergulhado na natureza, em meditação, numa luminosa esperança de desvendar os mistérios insondáveis da Serra, os seus visitantes eram as criaturas que ali coabitavam com ele, vindo comer-lhe à mão genetas e veados, que se deixavam tratar por ele, como se fossem seus semelhantes e irmãos.

Cumpria a regra contida nos Estatutos da ordem, vestindo-se de pano grosseiro, remendado até ao fio, descalço; dormia sobre uma esteira ou cortiça e jejuava a pão, água e algumas ervas cozidas; guardava silêncio, rezando e meditando sobre o grande mistério da criação do mundo e da graça de Deus.

Na sua rotina diária, percorria os caminhos tortuosos da Serra com a alegria de uma criança que acabava de descobrir a beleza do mundo. E não precisava de grande esforço para se unir em sintonia com a natureza, tal não era a magnificência esplendorosa da Arrábida.

Ficha Técnica:
Este filme, realizado em registo de docuficção, foi produzido no âmbito das comemorações do IV centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz.
This movie was produced for the 4th centenary celebrations of Friar Agostinho da Cruz's death.

Official Selection - SLIFF Snow Leopard Film Festival 2022
Honorable Mention - Cannes Shorts 2022
Best Feature Documentary - Tokyo Awards 2022

Sem comentários: