O papel ecológico dos fungos e cogumelos
"...Os fungos são especialistas em reciclagem. Como saprófitas — o termo técnico para organismos que se alimentam de matéria orgânica morta ou em decomposição —, são capazes de decompor matéria orgânica, decompondo moléculas orgânicas complexas em formas mais simples que podem ser reutilizadas por plantas e outros organismos fotossintéticos. Através da ação dos fungos, a morte torna-se a base de uma nova vida: o ciclo mais fundamental da vida. Este é o papel ecológico fundamental dos fungos e a razão pela qual são a pedra basilar de qualquer ecossistema próspero.
Mas em breve o outono estará entre nós aqui no hemisfério norte, e com ele os fungos darão um espetáculo que vai muito para além do seu importante papel ecológico. Um passeio na floresta durante o outono traz as cores quentes das folhas caídas e o cheiro húmido e vagamente adocicado da decomposição. Todo o verde glorioso do verão que passou deve agora ser reciclado. É uma época de festa para os fungos, por isso, qual a melhor altura para cuidar da reprodução?
Por toda a floresta, os cogumelos começam a brotar numa variedade de formas e cores que rivalizam com as das flores da primavera. Tal como as flores para as plantas, os cogumelos são os órgãos reprodutores dos fungos, e muitas vezes a única parte visível dos organismos, compostos principalmente por redes complexas de filamentos longos e semitransparentes chamados hifas.
Não se espalham apenas pelo solo da floresta. Se apontar um pouco mais alto, em direção aos troncos das árvores, também poderá avistar alguns dos fungos especializados em cascas de árvores, como o bonito galeirão-do-mato (Laetiporus sulphureus) na foto acima..."Ler o texto completo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário