O Concerto Espiritual: A música barroca na época de Luís XV
Concert Spirituel (Concerto Espiritual, em francês) é o nome da série de eventos de concertos que existiu de 1725 a 1791 em Paris e foi pioneira para o gosto musical na França do século XVIII.
No final do reinado de Luís XIV (1722-1774), os chamados "concertos privados" tornaram-se moda em França. A música já não acontecia em igrejas e palácios, mas em casas particulares e jardins ao ar livre. Estes "concertos privados" tiveram o seu auge em França durante o reinado de Luís XV (1722-1774).
O nome Concert Spirituel deriva do facto de os concertos terem sido concebidos para serem realizados durante a Quaresma e outros feriados religiosos da Igreja Católica, totalizando cerca de trinta e cinco dias por ano, durante os quais todas as actividades "profanas" das principais instituições musicais e teatrais, como a Ópera de Paris, a Comédie-Française e a Comédie-Italienne, eram paralisadas.
Musique et Histoire é um festival internacional que se realiza anualmente desde 2006 na Abadia de Fontfroide, em Narbonne. O seu diretor artístico é o violista, maestro e musicólogo hispano-catalão Jordi Savall. Os concertos têm lugar em diferentes locais: particularmente na Corte Luís XIV, na igreja da abadia e no refeitório dos monges.
Sem comentários:
Enviar um comentário