Todos os anos, a 14 de outubro, os membros da IEC – Comissão Eletrotécnica Internacional, da ISO – Organização Internacional de Normalização e da ITU – União Internacional das Telecomunicações comemoram o Dia Mundial da Normalização para prestar homenagem aos esforços colaborativos de milhares de especialistas que em todo o mundo elaboram acordos técnicos voluntários, publicados como normas internacionais.
O IEP é, desde a sua criação, o organismo português de normalização para o setor eletrotécnico, representando Portugal e participando nos trabalhos da IEC e do CENELEC (Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica). Tem a seu cargo a coordenação de meia centena de comissões técnicas de normalização e grupos de trabalho, nos quais participam centenas de especialistas nacionais nos mais diversos ramos do conhecimento.
O tema deste ano para o Dia Mundial da Normalização é “Proteger o Planeta com Normas”.
A mensagem seguinte é dos Presidentes da IEC e da ISO e do Secretário-Geral da ITU.
"A Terra é um modesto reservatório de vida na vastidão de nosso sistema solar. A vida na Terra depende da energia do sol. No entanto, ao longo do último século, as atividades humanas e industriais em larga escala da nossa civilização moderna aumentaram as emissões de gases de efeito estufa do planeta. Isso tem um impacto negativo no nosso clima, mas também em todas as formas de vida. Ao mesmo tempo, o rápido crescimento populacional e a urbanização desenfreada exigem de nós o uso responsável de recursos escassos.
Para limitar o impacto humano no nosso planeta, precisamos de vontade política, ações concretas e as ferramentas certas. As normas internacionais são uma dessas ferramentas. As normas internacionais elaboradas pela IEC, pela ISO e pela ITU são baseadas em soluções comprovadas para os desafios técnicos. Elas permitem que o conhecimento e o know-how de especialistas sejam amplamente partilhados pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento. As normas abrangem todos os aspetos da economia de energia e da qualidade do ar e da água. Elas definem protocolos e métodos de medição normalizados. A sua ampla aplicação ajuda a reduzir o impacto ambiental dos processos produtivos e industriais, facilita a reutilização de recursos escassos e melhora a eficiência energética."
Sem comentários:
Enviar um comentário