quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Paisagista Kongjian Yu, pioneiro do conceito de "cidade esponja", recebe o Prêmio Oberlander 2023


O arquiteto paisagista de Pequim, Kongjian Yu, foi anunciado pela Cultural Landscape Foundation como o vencedor do Prêmio Internacional de Arquitetura Paisagística Cornelia Hahn Oberlander Cornelia Hahn Oberlander 2023 (Prêmio Oberlander). Kongjian Yu ganhou reconhecimento internacional por seu conceito de "cidades esponja", uma medida para lidar e prevenir inundações urbanas no contexto das mudanças climáticas aceleradas. O conceito foi adotado como política nacional na China em 2013, priorizando infraestruturas de grande escala baseadas na natureza, como zonas úmidas, corredores verdes, parques, proteção de árvores e bosques, jardins de chuva, telhados verdes, pavimentos permeáveis e biovaletas.

Yu foi selecionado pelo júri internacional do Prêmio Oberlander, que o reconheceu como "uma força para mudanças progressivas na arquitetura paisagística ao redor do mundo". Organizado bienalmente, o prêmio tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade à arquitetura paisagística e às formas como ela pode abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade.

Yu fundou e continua liderando a Escola de Pós-Graduação em Arquitetura Paisagística e a Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim. Ele também é o fundador e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, fundado com base no princípio de criar "harmonia entre a terra e as pessoas e ambientes sustentáveis para o futuro". Yu possui doutorado pela Escola de Pós-Graduação em Arquitetura de Harvard e é autor de mais de vinte livros, tendo também estabelecido a premiada revista Landscape Architecture Frontier.

Apesar do reconhecimento internacional, Yu se descreve como "filho de camponês", nascido em 1963 em uma pequena vila na Província de Zhejiang. A vida na vila e o ambiente natural foram influências importantes para Yu, posteriormente prejudicados pela poluição e desmatamento. De acordo com William Saunders, autor do livro "Designed Ecologies: The Landscape Architecture of Kongjian Yu", isso nos ajuda a entender o compromisso de Yu em recriar e proteger a abundância natural. Também enfatiza a repulsa de Yu por paisagens "ornamentais" em favor de parques produtivos e de baixa manutenção.

Há mais de 25 anos, Kongjian Yu tem usado sua carreira para lutar contra a deterioração das ecologias urbanas. Sua pesquisa sobre Padrões de Segurança Ecológica (1995) e Infraestrutura Ecológica, Planejamento Negativo e Cidades-Esponja (2003) lançou as bases para a política da China liderar iniciativas nacionais de proteção e campanhas de restauração ecológica. A empresa de Yu, Turenscape, tem contribuído para essa abordagem com mais de 600 projetos construídos em mais de 200 cidades, principalmente na China, mas também na França, Indonésia, Rússia, Singapura, Tailândia e Estados Unidos. Projetos notáveis incluem o Red Ribbon Park na Província de Hebei, Shanghai Houtan Park, Qunli Stormwater Wetland Park na Província de Heilongjiang, China, o Benjakitti Forest Park na Tailândia e o Hing Hay Park em Seattle, Estados Unidos.

Sem comentários: