domingo, 25 de dezembro de 2022

Como a bondade pode impulsionar a sua saúde mental neste Natal



Há benefícios surpreendentes se abraçarmos o espírito das férias e chegarmos aos outros, de acordo com a neurocientista Lisa Feldman Barrett, citada pela “Science Focus”.

Segundo a mesma fonte, nós, humanos, somos animais sociais: vivemos em grupos, formamos laços a longo prazo, e cuidamos uns dos outros.

Nos bastidores, somos também os cuidadores dos sistemas nervosos uns dos outros. Ou seja, o seu cérebro “trabalha dia e noite para manter o seu corpo saudável, regulando os seus recursos como água, oxigénio, sal e glicose”. Esta regulação é uma espécie de orçamento para o seu corpo. As ações que reabastecem os seus recursos, tais como comer e dormir, são como depósitos.

As ações que gastam recursos, como sair da cama de manhã, o seu coração a bater enquanto lê em silêncio, ou o seu sistema imunitário protegendo-o de vírus, são como retiradas do seu orçamento. Alguns levantamentos são mesmo saudáveis, tais como exercício e aprendizagem de coisas novas – são como investimentos que pagam dividendos mais tarde.

Qualquer coisa que torne o orçamento mais eficiente, como o apoio de um ente querido, “é como uma conta poupança”. Qualquer coisa que torne o seu orçamento menos eficiente, como estar perto de alguém que é imprevisível, que o julga, ou mesmo duro e insultuoso, é como pagar um pequeno imposto. Esta é uma explicação simplificada, claro, mas capta a ideia chave de que gerir um corpo não é uma atividade a solo: a orçamentação corporal é influenciada por outras pessoas.

O orçamento de corpo coordenado tem frequentemente efeitos visíveis. Mudanças fisiológicas no corpo de uma pessoa frequentemente provocam mudanças semelhantes no corpo de outra pessoa, quer as duas estejam romanticamente envolvidas, apenas amigos, pais e filhos, ou estranhos que se encontram pela primeira vez.

Se levantar a voz, ou mesmo a sobrancelha, pode afetar o que se passa dentro do cérebro de outras pessoas, e por isso pode afetar o seu ritmo cardíaco ou os químicos transportados na sua corrente sanguínea. Para o bem ou para o mal. Se um amigo está a sofrer, pode diminuir o seu sofrimento apenas segurando-lhe na mão. Também pode aumentar o seu sofrimento ignorando-os ou rejeitando-os.

O orçamento corporal pode ser particularmente pesado durante a época de férias. Há os tropas de férias em confronto: a quente e amorosa reunião familiar, e o tipo de pesadelo. Se o seu jantar de férias for um assunto aconchegante, colherá benefícios do orçamento corporal. Mas se o evento principal à mesa de jantar for um tio Edgar inebriado e a prima Kiki excessivamente portadora num jogo de insultos sem limites, então são os impostos orçamentais a toda a volta.

Portanto, aqui está o takeaway à medida que avançamos para a época festiva: a melhor coisa para o seu sistema nervoso é outro humano. A pior coisa para o seu sistema nervoso é também outro humano. Relações próximas são boas para nós. Temos tendência para viver mais tempo se as tivermos, e adoecer e morrer mais cedo se estivermos socialmente isolados ou se nos sentirmos persistentemente solitários – possivelmente anos antes, com base nos dados. Sem assistência externa para gerir o seu orçamento corporal, suporta um fardo adicional.

Com isto em mente, pode ser útil visitar até pessoas muito desafiantes durante as férias em benefício do seu futuro eu, para que não se sinta arrependido mais tarde. O arrependimento é uma emoção dolorosa que pode ser uma retirada do orçamento do seu corpo que pode persistir durante anos. E aqui vai uma dica: se se tornar previsível para outras pessoas, muito provavelmente elas serão mais previsíveis para si, o que se traduz em poupanças no orçamento do corpo.

Além disso, ao encontrar amigos, famílias e colegas com quem discorda, tente cultivar um espírito de curiosidade em vez de estar confiante de que você está certo e eles estão errados. Quem sabe, ambos podem aprender alguma coisa. É verdade, isto é um exercício para o seu cérebro, tal como o exercício é um exercício para o seu corpo. Portanto, tratem-no em conformidade.

Se as reuniões familiares não forem para si, o seu orçamento corporal pode ligar-se a outros de várias maneiras. Seja voluntário para ajudar as pessoas necessitadas. Seja gentil com um estranho. Faça um recado para alguém que possa precisar de uma pausa. (Quando me sinto mal, cozinho pão ou bolos para os meus vizinhos.) As provas científicas sugerem que tais momentos de bondade podem realmente melhorar a sua própria saúde e bem-estar, especialmente em tempos de stress.

Sem comentários: