quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Dia de Todos os Santos - Maman


O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano.

Em 610 d.C., o Papa Bonifácio IV decidiu introduzir a comemoração regular dos santos a 13 de maio. Só pouco mais de um século depois é que o dia 1 de novembro foi finalmente escolhido como data para a comemoração dos santos. Foi o Papa Gregório III que oficializou esta mudança. Por volta de 835, o Papa Gregório IV chegou mesmo a torná-lo numa festa mundial. No século XX, quando Pio X estava à frente do papado, o Dia de Todos os Santos foi definitivamente acrescentado à lista das oito festas cristãs. Ao mesmo tempo, tornou-se feriado.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro. Por isso neste dia há missas e os católicos - crentes e ateus - têm o hábito de ir colocar flores nos túmulos dos entes queridos que já faleceram.

Hoje dedico-o às nossas mães que já partiram.

Mãe, de Louise Bourgeois
1999
Bronze, mármore e aço inoxidável
927 x 891 x 1023 centímetros

Com quase 9 metros de altura, Maman é uma das mais ambiciosas de uma série de esculturas de Bourgeois que têm como tema a aranha, motivo que apareceu pela primeira vez em vários desenhos da artista na década de 1940 e que passou a assumir um lugar central na sua obra durante a década de 1990. Pretendidas como uma homenagem à sua mãe, que era tecelã, as aranhas de Bourgeois são altamente contraditórias como emblemas de maternidade: elas sugerem tanto o carácter protetor quanto predador – a seda de uma aranha é usada tanto para construir casulos quanto para amarrar presas – e incorporam a força e fragilidade. Tais ambiguidades são poderosamente representadas no mamute Maman, que paira ameaçadoramente sobre pernas como arcos góticos que funcionam ao mesmo tempo como uma gaiola e como um covil protetor para um saco cheio de ovos perigosamente presos ao seu chassi. A aranha provoca admiração e medo, mas a sua enorme altura, improvavelmente equilibrada sobre pernas delgadas, transmite uma vulnerabilidade quase comovente.


Maman, by Louise Bourgeois
1999
Bronze, marble, and stainless steel
927 x 891 x 1023 cm

Almost 9 meters tall, Maman is one of the most ambitious of a series of sculptures by Bourgeois that take as their subject the spider, a motif that first appeared in several of the artist's drawings in the 1940s and came to assume a central place in her work during the 1990s. Intended as a tribute to her mother, who was a weaver, Bourgeois's spiders are highly contradictory as emblems of maternity: they suggest both protector and predator - the silk of a spider is used both to construct cocoons and to bind prey - and embody both strength and fragility. Such ambiguities are powerfully figured in the mammoth Maman, which hovers ominously on legs like Gothic arches that act at once as a cage and as a protective lair to a sac full of eggs perilously attached to her undercarriage. The spider provokes awe and fear, yet her massive height, improbably balanced on slender legs, conveys an almost poignant vulnerability.

Sem comentários: