sexta-feira, 14 de julho de 2023

Peregrinação Exemplar



Frequentemente mencionado como um dos melhores filmes de todos os tempos, Peregrinação Exemplar (no original, Au Hasard Balthazar) é uma obra do realizador francês Robert Bresson, em que a vida de um burro serve de espelho à condição humana, refletindo os seus defeitos e virtudes.
Lançado em 1966, o filme acompanha a vida de Marie, uma criança que vive uma infância feliz numa pequena aldeia com o seu burro Balthazar, de que ela cuida desde o nascimento. No entanto, após várias vicissitudes, os dois acabam por ser sujeitos a diversos tipos de abuso e sofrimento. Nesta obra, de forte carga simbólica o olhar e a presença do animal refletem a angústia das personagens, surgindo quase como uma figura de matriz religiosa, numa metáfora que alia pureza, santidade e salvação.
Levemente inspirado por “O Idiota”, de Fiódor Dostoiévsky, e em cuja história Bresson quis explanar os sete pecados capitais.  Podemos, por exercício, procurar os tais pecados: orgulho (na incapacidade do pai de Marie em prestar contas ao seu senhorio, o que o conduz à desgraça financeira), preguiça (na inacção de Jacques, incapaz de lutar por aquela que ama), inveja (no comportamento ciumento da mulher do padeiro que não quer ver Gérard aproximar-se de Marie), ira (nos acessos múltiplos de violência, e crimes de Gérard), gula (no alcoolismo de Arnold), luxúria (no comportamento de fuga de Marie), avareza (no exemplo do moleiro).
Através dos seus sucessivos donos, é a Humanidade que Bresson encena.



Sem comentários: