Recebeu o Prémio Nobel de Literatura aos 44 anos e aos 46 morreu num desastre de automóvel, conduzido pelo seu editor Michel Gallimard. Na sua maleta estava contido o manuscrito de O Primeiro Homem, um romance autobiográfico. Por uma ironia do destino, nas notas ao texto, ele escreve que aquele romance deveria ficar inacabado. A sua mãe, Catherine Sintès, morreu em setembro do mesmo ano.
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
Documentário: " As Vidas de Camus"
No dia 7 de Novembro de 1913 nasceu Albert Camus.
Camus não pretendia ter feito a viagem a Paris de carro, com seu editor Michel Gallimard, a mulher deste, Janine, e a filha deles, Anne. Pretendia ir de comboio, com o poeta René Char. Já haviam até comprado as passagens. Mas, por insistência de Michel, ele aceitou a boleia. Char também foi convidado, mas não quis lotar o carro. No acidente, o Facel Vega de Michel espatifou-se contra uma árvore. Apenas Camus morreu na hora. Michel morreu no hospital, cinco dias depois. O relógio do painel do carro parou no instante do acidente: 13h55.
Cinquenta anos depois, revelações do escritor e tradutor checo Jan Zabrana, contidas no seu diário publicado postumamente, sugerem a possibilidade de que Camus tenha sido, de fato, assassinado, por ordem do Ministro das Relações Exteriores da URSS, Dmitri Shepilov, em retaliação à oposição aberta que o escritor vinha fazendo a Moscovo - particularmente no artigo publicado na revista Franc-Tireur de março de 1957, em que atacava pessoalmente o ministro, responsabilizando-o pelo que chamou de "massacre", durante a repressão soviética à Revolução Húngara de 1956.Ainda hoje é questionável.
Biografias Albert Camus
Sites The Albert Camus Society
Labels:
Albert Camus,
Anarquismo,
Assassinato,
Biografia,
Comunismo,
Documentário,
Filosofia,
França,
Futebol,
Hungria,
Justiça,
KGB,
Literatura,
Massacre,
Politica,
Prémio Nobel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário