terça-feira, 13 de julho de 2021

Dia Mundial do Rock: a origem da data


Há 36 anos, um evento beneficente impulsionou a comemoração do Dia Mundial do Rock. Estamos falando do Live Aid, um show realizado, ao mesmo tempo, na Inglaterra e nos Estados Unidos, no dia 13 de julho de 1985.

O Live Aid tinha como objetivo angariar fundos para combater a fome na Etiópia e foi um dos maiores festivais beneficentes da história.

O Live Aid foi organizado por Bob Geldof, vocalista de uma banda chamada Boomtown Rats, com Midge Ure, vocalista de uma banda chamada Ultravox.

A ideia surgiu em 1984, depois de eles terem feito a música Do they know it’s Christmas? e contactado artistas ingleses para gravá-la com o objetivo de ajudar a Etiópia, que estava passando por sérias dificuldades.

Como a iniciativa da música foi um sucesso, veio a inspiração para organizar o evento musical que viria a ser o Live Aid.

Grande parte dos artistas e das bandas mais famosas da época participaram, por exemplo: Bob Dylan, Elton John, Madonna, Paul McCartney, Phil Collins, Queen e U2.

O evento teve a duração de 24 horas, foi realizado em dois estádios: Wembley Stadium, em Londres (Inglaterra) e JFK Stadium, na Filadélfia (Estados Unidos). A transmissão do evento foi feita para vários países, que arrecadou cerca de 150 milhões de libras.

A repercussão do evento foi tão boa que, no fim, Phil Collins disse que aquele dia deveria marcar a comemoração do Dia Mundial do Rock.

Phil Collins participou no evento apresentando-se nos dois países, Inglaterra e Estados Unidos. O artista conseguiu esse feito indo de Concorde, um avião veloz, de um país para o outro.

Os números do Live Aid
Data: 13 de julho de 1985 (há 38 anos)
Número de espectadores: cerca de 162 milhões nos estádios (72 mil na Inglaterra e 90 mil nos Estados Unidos)
Número de países onde foi transmitido: 100
Valor arrecadado: cerca de 150 milhões de libras

Sem comentários: